O governo federal aumentará de 30% para 32% o percentual obrigatório de etanol anidro misturado à gasolina a partir de 1º de agosto. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a mudança deve reduzir o preço da gasolina em cerca de R$ 0,03 por litro, além de diminuir a dependência do Brasil da importação do combustível.
A decisão foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e terá validade inicial de 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida faz parte da estratégia de ampliar o uso de biocombustíveis produzidos no país.
Além da expectativa de uma pequena redução no preço da gasolina, o aumento da mistura busca fortalecer a produção nacional de etanol e reduzir a necessidade de importar gasolina.
Segundo o governo, testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia indicaram que a mistura com 32% de etanol (E32) não compromete o desempenho de veículos leves e motocicletas, inclusive modelos movidos exclusivamente a gasolina.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) continuará realizando estudos para avaliar a viabilidade técnica e econômica de misturas com teores ainda maiores de etanol, como o E35 (35%).
A nova composição da gasolina entra em vigor em 1º de agosto e será monitorada durante os próximos seis meses. Ao final do período, o governo avaliará os resultados técnicos e econômicos para decidir se a medida será mantida, ampliada ou revista.
Redação Tribuna do Guaçu
Com informações da Agência Brasil.