A Receita Federal anunciou que, a partir de 31 de julho, começará a emitir o novo CNPJ em formato alfanumérico, combinando letras e números. A alteração vale apenas para novos registros e mantém os 14 caracteres da identificação.
Empresas que já possuem CNPJ não terão o número alterado e não precisarão fazer qualquer atualização cadastral em razão da mudança.
A mudança evita o esgotamento das combinações do modelo atual, utilizado exclusivamente com números. Segundo a Receita, cerca de 69 milhões das quase 100 milhões de combinações possíveis já foram utilizadas.
Empresas, bancos, órgãos públicos e desenvolvedores de sistemas deverão adaptar seus programas para aceitar CNPJs com letras, evitando problemas em cadastros, notas fiscais e sistemas de pagamento.
Os CNPJs numéricos e alfanuméricos passarão a coexistir. A Receita informou que nem todos os novos cadastros terão letras imediatamente, já que ainda existem combinações numéricas disponíveis.
Redação Tribuna do Guaçu
Com informações da Agência Brasil.
Acompanhe a Tribuna do Guaçu e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das principais notícias de Mogi Guaçu, região, Brasil e mundo.