Os Marketplaces são reconhecidos como espaços digitais que permitem que os varejistas abram, de forma facilitada, suas lojas virtuais por meio de suas plataformas nas redes. Não é necessário desenvolver sites ou realizar conexões: tudo é feito por intermédio do Marketplace.
Assim, com a chegada do isolamento social - e, consequentemente, fechamento dos espaços físicos -, os marketplaces se tornaram opção simplificada para empreendedores que desejam expandir seus negócios para o digital.
Com a procura, foi possível acompanhar o crescimento do setor. De acordo com dados disponibilizados pela Abcomm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, durante o ano de 2020 os marketplaces foram responsáveis por 51% de todo o faturamento com vendas on-line. Em 2019, o número era de 35%. A larga adesão deixou o setor entre um dos poucos que obteve alta mesmo diante da crise, ainda citando a fonte anterior, com base em pesquisas realizadas em outubro do último ano.
Estratégias por trás do crescimento
Para Yuri Barroso, sócio-fundador da Imagina Brasil, marketplace 100% brasileiro, “uma das principais razões pelo destaque dos marketplaces, além do que já foi citado acima, é a agilidade e segurança que eles oferecem - tanto para os empreendedores quanto para os clientes, desde o momento do pagamento até a entrega na porta do consumidor”.
Partindo dessa premissa, muitas lojas nem mesmo migram para o digital e já nascem no formato: de acordo com levantamento realizado pela CC+, 75% das lojas abertas durante a pandemia nem mesmo tiveram endereço físico.
Com isso, o empreendedor Yuri atribui a oportunidade do digital a multifatores. “Além de reter custos e eliminar burocracias, os marketplaces também respondem bem às estratégias de marketing digital. Com isso, é possível ir além das vendas e criar um ciclo de vendas com os clientes”, explica.
Por fim, Yuri diz que é importante que as empresas consigam estar próximas do público-alvo, mesmo diante do cenário atual. “Precisamos investir na experiência e na comunicação de compra, mesmo que ela seja feita em alguns cliques. Com complemento de e-mails e redes sociais, é possível impulsionar as vendas on-line e criar vínculos com os clientes”.
Investimento no mercado nacional
A Imagina Brasil é uma plataforma de Marketplace criada com intuito de apoiar o início da jornada empreendedora dos brasileiros. Além de suporte, a corporação também oferece assessoria de marca e parcerias com projetos sociais.
Para saber mais, basta acessar: imaginabrasil.com.br