03/10/2022 às 12h02min - Atualizada em 03/10/2022 às 21h20min

Projeto prevê pagamento extra para beneficiários do INSS

Medida visa o pagamento de um salário extra no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano para os beneficiários do INSS, militares e servidores que quiserem solicitar esse valor

DINO
https://www.joaofinanceira.com.br/blog/


Uma proposta recentemente protocolada na Câmara prevê o pagamento de um salário extra no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), militares e servidores que quiserem solicitar esse valor.

O PL (Projeto de Lei) 809/2022, de autoria do deputado federal Delegado Antonio Furtado (União Brasil) é uma alternativa para que, além dos segurados do INSS, servidores públicos federais, beneficiários do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada/Lei Orgânica de Assistência) e de programas sociais, possam solicitar no início do ano o adiantamento do valor correspondente a uma renda mensal. A medida é uma alternativa ao 14º salário, que vem enfrentando dificuldades de aprovação.

De acordo com o texto, o pagamento adiantado deve ser pago até dezembro do mesmo ano, por meio do desconto de 11 parcelas iguais e sucessivas, incluindo o 13º salário. Segundo afirmação do parlamentar, publicada pelo Diário do Vale, “a antecipação é uma espécie de empréstimo opcional, só que sem juros”.

Na justificativa, o PL cita que, a partir de uma pesquisa realizada em janeiro de 2022 pela Acordo Certo, fintech do Grupo Boa Vista voltada para renegociação de dívidas, constatou-se que 88% dos consumidores possuem dívidas e, desses, 57% afirmaram que está difícil suprir todas as necessidades básicas com a renda mensal.

O texto destaca que, historicamente, janeiro é o mês de maior dificuldade financeira para uma parcela dos brasileiros devido a gastos obrigatórios como IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além de materiais e matrículas escolares. “Para arcar com esses compromissos, 60% dos cidadãos contraem dívidas”, complementa a justificação. O PL deve passar pelo Senado Federal e pela Presidência da República.

Para João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira - portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS -, o projeto de lei que visa o pagamento de um salário em dobro no mês de janeiro ou fevereiro de cada ano para os beneficiários do INSS, militares e servidores é assertivo.

“Trata-se de um projeto interessante, pois geralmente é nesse período que os beneficiários pegam empréstimos para quitar despesas do ano anterior. Assim, a ‘antecipação’ liberada pelo próprio governo funcionará como um empréstimo ‘sem juros’ de muito proveito”, avalia.

Para João da João Financeira, a medida é uma alternativa viável para os segurados do INSS, mesmo que o projeto preveja que esse valor será descontado nos onze salários seguintes. “Para quem precisa de um valor extra, o pagamento adicional vale a pena, afinal será pago de forma antecipada e descontado em parcelas nos outros meses sem acréscimos de juros”.

O proprietário da João Financeira destaca que, se aprovado, o PL sobre o adiantamento no começo do ano pode representar um impacto positivo para a economia. De fato, de acordo com o projeto, o plano pode injetar mais de R$ 70 bilhões a cada ano.

“A medida deve ajudar o cidadão com um poder de compra maior entre o início do ano e o Carnaval, quando a economia fica estagnada por conta de elementos como férias e demais despesas. E fomentar o comércio local é algo importante para a economia girar”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/ ou assistir a vídeos sobre o tema no canal do YouTube: https://www.youtube.com/joaofinanceira.



Website: https://www.joaofinanceira.com.br/blog/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp