Saúde cria comitê para negociar preços de medicamentos e ampliar acesso no SUS

Nova estratégia busca reduzir custos na compra de medicamentos e liberar recursos para incorporar novos tratamentos na rede pública.

Por
2 Min

Foto: Divulgação/Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil

O que aconteceu

O Ministério da Saúde instituiu, nesta quinta-feira (23), um comitê permanente de negociação de preços de medicamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta é negociar diretamente com os fabricantes para reduzir o custo de medicamentos, principalmente os de alto valor, ampliando a capacidade de incorporação de novos tratamentos pelo SUS.

Por que importa

A medida pode aumentar o acesso da população a medicamentos para doenças como câncer e doenças autoimunes, ao mesmo tempo em que melhora o uso dos recursos públicos.

O comitê será acionado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável por avaliar a inclusão de novos medicamentos na rede pública.

Além de negociar remédios produzidos por apenas um laboratório, o grupo também poderá atuar quando medicamentos já incorporados apresentarem aumentos significativos de preço.

O que vem a seguir

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é obter descontos superiores a 50% em algumas negociações. O modelo já é adotado em mais de 40 países, como Canadá, Reino Unido, Austrália e França.

Redação Tribuna do Guaçu com informações da Agência Brasil.