Ministério da Saúde lança política nacional para ampliar atendimento à população em situação de rua

Nova iniciativa prevê expansão das equipes do Consultório na Rua, entrega de 400 unidades móveis e investimento de R$ 144 milhões até 2027

Por
3 Min

Ministério da Saúde lança política nacional para ampliar atendimento à população em situação de rua
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (24) uma nova política nacional voltada à população em situação de rua. A iniciativa busca ampliar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer o atendimento especializado e combater discriminações enfrentadas por esse público.

O que aconteceu?

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento realizado na região da Luz, em São Paulo.

A nova Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua amplia a estrutura de atendimento já existente e prevê a expansão das equipes do programa Consultório na Rua.

Segundo o ministério, o país passa a contar com 392 equipes especializadas para atendimento dessa população.

Por que importa?

A medida pretende facilitar o acesso aos serviços de saúde para pessoas que enfrentam dificuldades de atendimento por falta de endereço fixo, documentação ou condições adequadas de deslocamento.

Entre as principais ações previstas estão:

  • Ampliação das equipes de atendimento;
  • Entrega de 400 Unidades Móveis de Rua até 2027;
  • Realização de consultas e exames diretamente nas ruas;
  • Fortalecimento das ações de saúde da mulher, saúde bucal e redução de danos;
  • Capacitação dos profissionais da rede pública.

O investimento previsto pelo governo federal é de R$ 144 milhões.

O que muda no atendimento?

As novas unidades móveis serão equipadas para oferecer diversos serviços de saúde, incluindo:

  • Consultas médicas;
  • Exames ginecológicos;
  • Coleta de sangue;
  • Testes rápidos;
  • Curativos e procedimentos básicos.

A política também estabelece que o atendimento não poderá ser negado por ausência do Cartão SUS ou de endereço fixo.

O que vem agora?

A implementação ocorrerá de forma gradual até 2027.

Além da ampliação da estrutura de atendimento, a política prevê ações de monitoramento, combate à discriminação, capacitação de profissionais e integração com outras políticas públicas voltadas à segurança alimentar, assistência social e proteção em situações de eventos climáticos extremos.

Resumo: O Ministério da Saúde lançou uma nova política nacional para ampliar o atendimento à população em situação de rua. A iniciativa prevê 400 unidades móveis, expansão das equipes especializadas e investimento de R$ 144 milhões até 2027.

Redação Tribuna do Guaçu | Com informações da Agência Brasil


Notícias Relacionadas »