Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, diversas empresas iniciaram os preparativos para a volta dos funcionários ao escritório. Segundo pesquisa recentemente divulgada pela consultoria KPMG, realizada em março deste ano, cerca de 87% dos entrevistados afirmaram que suas empresas adotarão o modelo de trabalho híbrido, em que o funcionário trabalha 1 ou mais dias no escritório e o resto da semana em casa.
Nos Estados Unidos, onde a parcela da população vacinada com duas doses já ultrapassou os 43%, a adoção do modelo híbrido é um movimento que se iniciou há algum tempo. Mesmo as grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Apple e Google, que adotaram com mais facilidade o modelo de trabalho completamente remoto no início da pandemia, agora optaram por trazer os funcionários ao escritório pelo menos 2 vezes por semana.
Aqui no Brasil, diversas empresas também já iniciaram ou já fizeram o planejamento para a adoção do modelo híbrido. O Uber anunciou no dia 31 de maio a construção de sua nova sede em Osasco, chamada Uber Campus, com 30 mil metros quadrados de escritórios e que foi pensada para os funcionários trabalharem 3 vezes por semana.
Prevendo que a adoção do modelo de trabalho híbrido levará as empresas a implementarem novos serviços em seus escritórios, algumas startups já se movimentaram no sentido de oferecer soluções para o pós-pandemia. A Posher, startup brasileira que já oferece serviços de bem-estar, saúde e desenvolvimento pessoal como massagem, manicure, yoga e idiomas dentro das empresas, agendados pelos funcionários por meio de um aplicativo, adicionou uma nova funcionalidade ao seu app: a gestão do espaço do escritório, com o objetivo de facilitar a implementação do chamado "escritório flexível", ou seja, um lugar de trabalho em que as mesas e salas não são mais fixas, mas podem ser usadas por qualquer pessoa, desde que agendadas previamente.
Julio Hirose, cofundador da Posher, comenta que é procurado por empresas que perceberam que seus funcionários estavam trabalhando de forma individualizada durante o home office e, assim, querem agora trazer os funcionários de volta ao escritório alguns dias por semana para promover a integração e troca de ideias. A gestão de espaço, dessa forma, somou-se aos demais serviços que a startup oferece para criar uma solução mais abrangente que traz qualidade de vida aos funcionários. "O escritório não será apenas um lugar de trabalho, mas também um lugar onde o colaborador poderá relaxar, praticar atividades físicas e também contar com serviços de conveniência sem ter que se deslocar até o comércio mais próximo", afirma Julio.