A necessidade da transformação digital chega em momentos e velocidades diferentes para cada pessoa ou organização, mas é inevitável que chega para todos. Do ponto de vista organizacional, ela contempla tanto a transformação interna quanto externa, pensando em produtos ou serviços digitais, por exemplo.
Transformar-se digitalmente vai muito além da adoção de novas tecnologias, como o blockchain e a inteligência artificial. As ferramentas tecnológicas são habilitadoras do processo de transformação, seja nos negócios, nos governos ou na forma como as pessoas se relacionam. Assim como ocorreu em todas as revoluções industriais, a sociedade se transforma e as pessoas precisam estar preparadas.
O MBA em Digital Business tem como principal objetivo formar lideranças para a transformação digital, profissionais que estarão preparados para serem cocriadores do futuro. "Existirão pessoas que ao enxergar essa mudança se aproximando vão ficar assustadas e acabarão tendo uma postura passiva ou reativa, enquanto outras terão o interesse de olhar para tudo isso e decidir que querem exercer um papel de protagonistas na construção do futuro", afirma Isabela Rezende, coordenadora acadêmica do FIAP ON.
Sobre o conteúdo do curso, a coordenadora afirma que ele possui uma abordagem bastante prática, na qual o aluno tem a oportunidade de desenvolver estratégias e modelos de negócios que resolvam problemas reais, tendo as tecnologias essenciais e os dados como habilitadores. Durante o MBA, os participantes têm a oportunidade de questionar a importância das pessoas e da mudança comportamental para a transformação digital. "Se eu desenho e idealizo um futuro do qual quero fazer parte, isto influencia muito a forma como eu ajo no presente para alcançar este objetivo. E um bom modo de transformar este futuro é começando agora a estudar todas as estratégias possíveis para levar o seu negócio à era digital", avalia a coordenadora.