Uma mídia que vem crescendo de maneira contínua no Brasil são os programas de áudio — os chamados Podcasts.
A ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) está conduzindo uma nova pesquisa para entender os padrões de comportamento dos consumidores brasileiros de podcast.
De acordo com a última pesquisa, realizada em 2014, a maior parte dos brasileiros que consome esses conteúdos prefere os produtores nacionais. À época, existiam 1700 podcasts cadastrados na base de dados da ABPod — hoje em dia, estima-se que o número seja ainda maior.
Novos nomes despontam
Neste cenário, surgem novos podcasts dignos de nota a cada dia. Um dos novos shows que adquiriu proeminência foi o podcast de entrevista com profissionais da área da saúde Senhor Tanquinho. Este tipo de programa tem atraído a atenção dos ouvintes por seguir um formato semelhante aos antigos programas de rádio.
No caso, os apresentadores já contam com mais de 30 entrevistados, incluindo personalidades como o treinador das celebridades Rafa Lund, e o médico gaúcho Dr José Carlos Souto (especialista em alimentação paleo / low-carb).
Dificuldades
Entretanto, nem tudo é positivo nesse ambiente de podcasts: especialmente, a monetização da audiência é particularmente problemática.
“Adoramos gravar os podcasts, porém realmente é algo que tem muitos custos (hospedagem, domínio, edição) e demanda tempo” — afirma Roney Fernandes, idealizador do projeto. “É um trabalho de amor, e divulgação.”
Fernandes não está sozinho nesta dificuldade: muitos produtores de conteúdo se veem de mãos atadas quando o assunto é rentabilizar podcast.
No caso do Podcast do Senhor Tanquinho, Guilherme Torres (sócio de Fernandes) é categórico: “Até hoje, não rentabilizamos o podcast. São os outros produtos premium que oferecemos no site que permitem continuarmos esse belo trabalho.”
Isso acontece porque, dentre outros fatores, as plataformas de reprodução mais comuns (como iTunes, Libsyn, Soundcloud, dentre outras) não fornecem métricas offline muito confiáveis — o que acaba por espantar potenciais anunciantes.
“É muito diferente de plataformas como o Google Adsense” afirma Torres. “Lá as métricas são cuidadosamente controladas. No caso dos podcasts, ficamos no escuro.”
Próximos passos
Apesar da aparência moderna, o podcast não é um fenômeno novo: o nome podcast foi criado em 2004, e os primeiros programas tornaram-se populares entre os mais aficionados por tecnologia já em 2005.
No entanto, o ressurgimento dessa mídia deve-se à franca ascensão e onipresença dos smartphones — cujo advento espalharam os podcasts para audiências muito além dos geeks, e ao alcance do público geral.
“O podcast é prático porque você pode escutar enquanto caminha, treina, ou vai para o trabalho” — afirma Fernandes — “assim esse momento monótono se torna uma oportunidade de aprendizado e diversão.”
Referências