21/05/2021 às 13h31min - Atualizada em 21/05/2021 às 13h31min

Moto clubes do Estado de São Paulo recebem homenagem em solenidade virtual na Assembleia

Atualmente, existem cerca de 4.000 moto clubes espalhados por todo o país.

Moto Clube Trem Vermelho Doe Sangue
    A deputada Dra. Damaris Moura (PSDB) organizou, nesta quinta-feira (20/5), um ato solene virtual em reconhecimento às ações sociais promovidas pelos moto clubes do Estado de São Paulo.
     A atividade dos moto clubes começou nos Estados Unidos em 1897, a partir de um grupo de amigos que se reuniam frequentemente com suas bicicletas. Porém, em 1903, houve o lançamento da primeira Harley Davidson. Então, bicicletas foram substituídas por motocicletas.
    No Brasil, o primeiro moto clube surgiu em 1927, no Estado do Rio de Janeiro, chamado "Moto Clube do Brasil". Em 1932, foi criado o "Moto Clube de Campos", localizado em Campos dos Goytacazes, que se encontra em funcionamento até os dias de hoje.
Atualmente, existem cerca de 4.000 moto clubes espalhados por todo o país. Diversos grupos realizam trabalhos de organizações sem fins lucrativos, muitos deles são formados por mulheres.
Marlene Gorgueira, presidente do Moto Clube Associação Damas de Ferro Master M.C., composto apenas por mulheres, falou sobre algumas ações sociais que o grupo realiza. "O Dama de Ferro adotou duas comunidades. Estamos ajudando com materiais de construção para que eles saiam daquela situação e consigam construir suas casas de alvenaria. Também apadrinhamos uma casa de crianças com câncer em Itaquera, eles não são ajudados por nenhuma entidade, a não ser por algumas pessoas que colaboram fazendo doações", disse.
O grupo faz arrecadações de lacres de latinhas para a produção de próteses, tampas plásticas para reverter em castração de animais, meias para serem transformadas em cobertores, cabelos a partir de 15 centímetros para serem doados a mulheres vítimas de câncer, bijuterias, lenços e maquiagens, óleo de cozinha usado, leite em pó, produtos de higiene e limpeza, cadeiras de roda e cadeiras de banho, muletas, bengalas, insumos diversos, roupas, calçados, utensílios domésticos, roupas de cama, mesa e banho, rações de animais, entre outros.
O que é arrecadado, é destinado a pessoas em dificuldade financeira e algumas instituições do Estado. Elas também distribuem marmitas para moradores de rua, e comida para animais desabrigados.
Damaris Moura parabenizou o grupo pelo trabalho social prestado à população vulnerável em meio à pandemia da Covid-19. "Acredito que, assim como eu, muitas pessoas agora se sentem impulsionadas a também participarem dessas ações que são tão produtivas, necessárias, urgentes e solenes neste momento", disse.
 Marcelo Peres, presidente do Moto Clube Trem Vermelho Doe Sangue, contou que o grupo foi criado com o objetivo de estimular a doação espontânea de sangue. Desde 2009 o grupo promove eventos regulares em prol da ação.
"Promovemos, a cada 60 dias, passeios com nossas motos, e o percurso termina num hemocentro, onde fazemos doações de sangue para quem necessita. Convidamos os motociclistas em geral, basta ter disposição, acordar cedo num sábado, passar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica, se alimentar bem, gostar de estar em boas companhias e ter bastante solidariedade", disse.
Para Damaris, os moto clubes merecem o reconhecimento de toda a população. "Ficamos bastante tocados, pois conhecendo as ações desses grupos especiais da sociedade de São Paulo, para o nosso mandato, é rica a experiência. Temos acompanhado, apoiado e estimulado ações voluntárias que são uma força transformadora da sociedade", finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp