28/01/2022 às 17h46min - Atualizada em 29/01/2022 às 11h40min

Plataforma digital DELFI da Schlumberger selecionada pela Northern Lights JV para projeto de CO2

A joint venture Northern Lights entre a Equinor, Shell e TotalEnergies utilizará o ambiente DELFI para otimizar desempenho no transporte e armazenamento de carbono

DINO


A Schlumberger instalará o ambiente E&P cognitivo DELFI* no projeto de CO2 norueguês pela Northern Lights Joint Venture (NL), para agilizar os fluxos de trabalho de subsuperfície e a modelagem e vigilância de longo prazo do sequestro de CO2. A NL foi estabelecida para desenvolver a primeira infraestrutura de transporte e armazenamento de CO2 de fonte aberta do mundo, fornecendo oportunidades de descarbonização aceleradas para as indústrias europeias, com a ambição de armazenar até 5 milhões de toneladas CO2 por ano, com base na demanda do mercado.

Para o transporte e armazenamento de CO2, as soluções digitais da Schlumberger são utilizadas para caracterização de subsuperfície e simulação dinâmica de reservatórios, essenciais para entender a capacidade do local de armazenamento e o potencial de injeção e contenção de fluidos. Elas também são usadas para fins de planejamento de desenvolvimento, operações, avaliações e monitoramento.

“A Northern Lights reconheceu o enorme potencial da tecnologia digital da Schlumberger para acelerar a tomada de decisão e reduzir os riscos das operações de transporte e armazenamento de CO2“, comentou Rajeev Sonthalia, presidente de digital e integração da Schlumberger. “A tecnologia possibilita altos níveis de automação e autonomia na análise de dados e processos operacionais, permitindo que a Northern Lights acelere seus fluxos de trabalho de ponta a ponta e aumente a eficiência e desempenho operacional através do poder da inteligência artificial e da computação de alto desempenho.”

O ambiente DELFI dá acesso imediato a assinaturas e plug-ins de transporte e armazenamento de CO2, fornecendo também a capacidade de hospedar outros aplicativos de terceiros, incluindo integração perfeita com a plataforma de dados OSDU™. Sua coleção de aplicativos petrotécnicos e soluções digitais auxiliará as equipes da Northern Lights no planejamento e atividades operacionais, permitindo que trabalhem juntas em um ambiente colaborativo.

A Northern Lights é parte da Longship—a maior iniciativa climática da Noruega—que abrange um projeto de escala completa de captura e armazenamento de carbono, cobrindo a captura, o transporte e o armazenamento de CO2. As operações de captura de carbono estão programadas para começar em 2024, com uma capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas de CO2 e a possibilidade para expandir com mais 3,5 milhões de toneladas. A União Europeia designou a NL como um projeto de interesse comum – um programa essencial de infraestrutura internacional, conectando sistemas energéticos europeus para que alcancem seus objetivos de energia e clima.

A Schlumberger oferece soluções digitais abrangentes, líderes no setor, para apoiar fluxos de trabalho multidisciplinares e complexos de armazenamento de CO2, desde a modelagem de processo no lado da captura e transporte, a estudos de subsuperfície e monitoramento. A experiência da empresa em captura, utilização e armazenamento de carbono (carbon capture, utilization, and storage, CCUS) abrange mais de 20 anos, com consultoria e implementação de projetos de CCUS no mundo inteiro.

Sobre a Schlumberger

A Schlumberger (SLB: NYSE) é uma empresa de tecnologia que faz parceria com clientes para acessar energia. Nosso pessoal, representando mais de 160 nacionalidades, está fornecendo soluções digitais líderes e implementando tecnologias inovadoras para permitir desempenho e sustentabilidade para o setor de energia global. Com experiência em mais de 120 países, colaboramos para criar tecnologia que dá acessoàenergia para o benefício de todos.

Saiba mais em www.slb.com.

*Marca da Schlumberger.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Mídia

Giles Powell — Diretor de comunicação corporativa, Schlumberger Limited

Tel.: +1 (713) 375-3494

communication@slb.com

Investidores

Ndubuisi Maduemezia, Vice-presidente de relacionamento com investidores da Schlumberger Limited

Joy V. Domingo, Diretor de relacionamento com investidores da Schlumberger Limited

Tel.: +1 (713) 375-3535

investor-relations@slb.com


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »