De acordo com informações da pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil", possibilitado pelas agências Resultados Digitais e Rock Content, pelo portal Mundo do Marketing e por vendas B2B, 94% das corporações fazem investimentos em ações de comunicação digital, buscando maior crescimento, o que mostra uma consolidação do marketing digital do mercado no país.
Ao todo, 1.031 participaram do levantamento. Desse número, 40,5% apontaram ter uma demanda digital larga, usando recursos como as redes sociais, e-mail marketing e mídias pagas, porém, não tendo uma definição de critérios de qualificação entre marketing e conversão em vendas de produtos e serviços. Além disso, 29,4% dos entrevistados afirmaram ter uma estratégia pensada para Inbound e Automação, bem como um funil de vendas.
A pesquisa também mostrou outros números: para 24,4% das empresas, a necessidade digital centra-se, basicamente, em conteúdos simples para redes sociais, sem demanda de frequência de postagens, com mais enfoque no off-line. Já para 5,5%, a autodivulgação é feita, exclusivamente, por ações de publicidade e eventos, e não há sequer um site ou perfil em redes sociais.
Algumas empresas, mesmo já trabalhando com Marketing Digital, acreditam que precisam melhorar. Desse montante, 62% creem que as estratégias on-line traçadas são boas, mas que podem ser melhoradas. Já para 32,5%, os resultados são baixos.
Redes sociais
Segundo estudo conduzido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 39% das pessoas consultam perfis de empresas e lojas em redes sociais, antes de fazerem suas compras, até em casos em que a compra será realizada em loja física, o que mostra a importância das redes sociais na aproximação das lojas com o público.
Além disso, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) apontou que 77% das pessoas usam redes sociais por meio de dispositivos móveis e estão conectados mais vezes, fazendo com que empresas invistam no mundo digital e em ferramentas estratégicas - 97% das empresa do Brasil possuem presença on-line. A pesquisa mostrou que, aproximadamente, 134 milhões de pessoas usam a internet no país e que 90% dessas pessoas estão on-line diariamente, entrando em contato com as mais diversas propagandas.
Investimentos em publicidade digital movimentaram R$ 36,9 bilhões no Brasil
Outro ponto relevante sobre o avanço digital é o fato de que, segundo o IAB Brasil, em conjunto com a Kantar IBOPE Media, no estudo Digital AdSpend, a publicidade no digital recebeu um investimento acumulado de R$ 36,9 bilhões, considerando 2020 - R$ 23,7 Bi - e o primeiro semestre do ano passado - R$ 13,2 B. "O estudo tem como objetivo disponibilizar informações para que o setor tome as decisões de maneira estratégica, compreendendo as atividades publicitárias com os mesmos critérios em todos os pontos de contato utilizados pelo consumidor", aponta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil.