O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada e mantida pela Suzano, comemora seu vigésimo segundo aniversário no dia 13 de dezembro. Desde sua fundação, em 1999, o Instituto busca contribuir para a transformação positiva da sociedade por meio da promoção do conhecimento e conservação de áreas naturais.
Entre as principais iniciativas está o Parque das Neblinas, reserva da Suzano gerida pelo Ecofuturo, que abrange 7 mil hectares de floresta em diversos estágios de regeneração, onde são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e envolvimento comunitário. O Parque abriga mais de 1.260 espécies da fauna e da flora, incluindo 24 com algum grau de ameaça e quatro novas para a ciência.
Este ano, uma das conquistas celebradas foi a ampliação do Meu Ambiente, programa de educação ambiental que, desde 2010, já formou mais de 250 educadores e impactou diretamente 7 mil alunos. Em sua segunda edição on-line, a iniciativa, que já envolvia educadores e alunos da rede pública de Bertioga, Mogi das Cruzes e Suzano (SP), foi expandida para seis municípios do estado da Bahia, como resultado da parceria com o Programa Suzano de Educação.
O Ecofuturo também venceu o Prêmio Muriqui 2021, na categoria Pessoa Jurídica. A premiação é organizada pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é uma das homenagens mais importantes às ações ambientais no Brasil. O prêmio foi concedido pelo trabalho de conservação da biodiversidade desenvolvido no Parque.
“Celebramos o vigésimo segundo aniversário do Instituto Ecofuturo com muito orgulho de nossos acertos, erros e aprendizados. O futuro que nós desejamos, mais harmônico, e com mais respeito e cuidado das pessoas com todas as formas de vida, começa a ser construído a partir da sensibilização e reaproximação do ser humano com a natureza. Acreditamos que estamos no caminho certo para contribuir com um hoje e amanhã melhores”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto.
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.
Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com
Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles
[email protected] - Tel.: (11) 2138-8949