A cada dia, mais empresas brasileiras investem em BI (Business Intelligence) - inteligência de negócios, em português - para impulsionar sua competitividade e criar um diferencial perante os concorrentes. É o que demonstram os resultados da 32ª Edição da Pesquisa Anual do Uso de TI, conduzida pela FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getulio Vargas), que envolveu uma amostra de 2.636 médias e grandes empresas.
Segundo a pesquisa, os principais projetos de TI nas companhias estão focados em Inteligência Analítica (Analytics), entendida como projetos de BI, BA e CRM, e no “novo” ERP (Migração, Implementação e Integração).
Outros dados sobre o crescimento da utilização de softwares voltados à área de Business Intelligence podem ser aferidos por uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria global IDC, que constatou que, em 2020, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões (aproximadamente R$ 109,1 bilhões), em um crescimento de 5,2% em relação ao período anterior à atual pandemia de Covid-19.
Para Marcelo Menezes, confundador da Lean Solutions, empresa que atua com Business Intelligence e Transformação Digital, o balanço trouxe um retrato atual e as tendências nesta conjuntura, bastante favorável para o BI diante da presente transformação digital, que foi acelerada pela pandemia de Covid-19.
Menezes destaca que a demanda por capacitação profissional na área de tecnologia é tão grande que, na última semana, empresas como o Google, Microsoft, Oracle e Salesforce uniram forças para oferecer cursos on-line e gratuitos por meio da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).
“Com o chamado ‘Movimento Brasil Digital’, estas empresas chamam a atenção para a importância de estimular a capacitação tecnológica e inovação entre as novas gerações, com foco em BI ”, afirma.
O especialista explica que há diversas ferramentas de BI à disposição das empresas que, por meio dos treinamentos corporativos, poderão implementá-las, como Tableau, Google Data Studio e Microsoft Power BI, além de “alternativas mais ‘nichadas’”, como Board, Domo, Dundas BI, Looker, Qlik, Salesforce e SAS Virtual Analytics.
Como os treinamentos corporativos são opção para implementar BI
De acordo com o cofundador da Lean Solutions, os treinamentos corporativos são uma das etapas para a implementação da transformação digital das empresas, mas a completa adoção das ferramentas depende de fatores que passam pelos fatores pessoal e cultural destas companhias.
Além disso, segundo o especialista, uma pesquisa desenvolvida pela TNS Research aponta que as empresas que apostam em tecnologia têm aumento na receita, com um crescimento 60% maior em relação a negócios que descartam esse tipo de investimento.
Menezes avalia que os treinamentos corporativos evoluíram muito nos últimos anos. “As inovações tecnológicas contribuíram para estas transformações, tornando mais fácil o acesso a treinamentos corporativos, que antes eram caros e com grandes problemas de logística. Hoje, os treinamentos ficaram mais simplificados com a modalidade on-line”.
Para mais informações, basta acessar: https://www.leansolutions.com.br/