Apesar do constante risco que os lojistas correm de sofrer alguma fraude que resulte em prejuízo para seu negócio, não são todos que tentam evitar esse tipo de problema da maneira mais adequada. Segundo uma pesquisa realizada pela LexisNexis Risk Solutions, em parceria com o E-Commerce Brasil, apenas 54,5% dos lojistas brasileiros trabalham com algum motor que ajude na prevenção de fraudes.
Entre os demais participantes do estudo, a opinião é a mesma: apesar de não possuírem esse tipo de ferramenta ao seu dispor, todos gostariam de ter ou, ainda, sentem que faz falta algum apoio semelhante no dia a dia das vendas on-line.
Pesquisa principal
O levantamento mostra que muitos lojistas têm colocado seus negócios em risco com a falta de ações que ajudem na prevenção e na identificação de fraudes de pagamento. Entre os respondentes, 63% afirmaram que não realizam o rastreamento do IP dos consumidores que são cadastrados em seu site. Já outros 27% disseram que fazem isso às vezes, dependendo do tipo de venda. Por fim, apenas 9% fazem uso dessa estratégia em todas suas transações.
Pode parecer que não, mas sofrer fraudes é muito mais comum do que parece. E elas podem ser de diversos tipos: entre os participantes da pesquisa, 54% afirmaram já ter enfrentado alguma situação de fraude de pagamento. A mesma porcentagem também diz respeito aos respondentes que sofreram fraudes relacionadas ao uso de dados pessoais.
Outras fraudes comuns para os proprietários de e-commerce no Brasil são as que envolvem dados bancários, já enfrentadas por 27% dos entrevistados. Já as fraudes de falsos positivos atingiram 18% dos participantes do estudo. Outros crimes cibernéticos vividos pelos lojistas e que valem ser citados são malware (82%), phishing (82%), ransomware (63%) e spyware (63%).
Por que ter um motor de prevenção contra fraude?
Com tantos crimes cibernéticos e demais problemas que podem ser enfrentados diariamente por quem atua no e-commerce brasileiro, é fundamental a busca pela utilização de sistemas antifraudes capazes de evitar esse tipo de desconforto. Auxiliando na identificação de atividades suspeitas nas compras realizadas em uma loja virtual, esses motores ajudam na detecção de golpes que prejudicam o negócio e trazem diversos prejuízos - principalmente financeiros.
É importante ressaltar também que, além de garantir a segurança do lojista, a utilização de sistemas de prevenção à fraude também ajuda a evitar problemas para os próprios clientes do e-commerce. Com o uso de tecnologia avançada, esses motores agem a partir do cruzamento de dados de diversas naturezas, desde aqueles fornecidos pelo comprador até os seus padrões de comportamento, algo que seria de extrema complexidade caso fosse feito de forma manual.
Um sistema antifraude de qualidade é parceiro fundamental para as atividades de qualquer negócio on-line. As soluções oferecidas por empresas especialistas realizam a prevenção de fraudes por meio de integração entre o webservice e um quiz de verificação respondido pelos usuários, por exemplo. Assim, lojistas são beneficiados com a otimização de tempo, mais segurança e praticidade para as atividades do dia a dia.