Nos últimos anos, pensamentos, gostos, estilos e até o jeito de comprar se modificaram. O hábito de ter um mundo de possibilidades bem na palma da mão se tornou muito mais comum. Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela NZN Intelligence, 74% dos brasileiros preferiam comprar online. Já em 2020 o número aumentou para 83%. Os consumidores se acostumaram a ter infinitas possibilidades e isso tornou, principalmente os jovens, mais exigentes em relação às marcas que consomem.
Estudando de perto esse público que vem se tornando nativo digitalmente, Maria Vasconcelos, Head de Marketing da Urbanic no Brasil fala sobre os pilares que todos devem ter para cativar esses consumidores. "Antes de mais nada, é preciso transmitir confiança. Temos hoje milhões de consumidores brasileiros que estão aptos a escolherem comprar em empresas que tenham boa reputação no mercado.", relata a profissional.
A pesquisa Global Consumer Pulse comprova isso. De acordo com os dados, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendam propósitos alinhados aos seus valores de vida. Mas não são apenas os consumidores que estão mudando. É possível perceber que novas marcas estão surgindo com posicionamento forte e alinhadas com os valores de seus consumidores.
Mas como preparar uma estrutura completa para cativar consumidores que estão experimentando a marca pela primeira vez? "Adotar um sistema de relacionamento com cliente sem burocracia, visando a experiência e não apenas a conversão, é uma escolha que vale a pena ser feita", explica Vasconcelos.
De acordo com a pesquisa da McKinsey, durante a pandemia 85% dos brasileiros compraram em novas marcas em busca de um maior custo-benefício, o que explica o crescimento no número de downloads de aplicativos de compras durante a pandemia no Brasil. Maria complementa: "Sem dúvidas, o mundo do e-commerce está passando por uma grande transformação, não só de estilo, mas também de conceito. O consumidor quer um produto bonito, com preço justo, mas que venha de uma marca confiável que compartilhe de seus valores pessoais."
Para os consumidores, a confiança, ética e preço são essenciais. As empresas devem, portanto, não apenas identificar claramente os tópicos sobre os quais assumirão posições, mas também garantir que a experiência de compra se torne confiável e segura.