Iniciada em 1º de maio e concluída em 30 de setembro, a Operação Inverno 2021, mobilização para o acolhimento da população em situação de rua por meio das equipes do serviço SOS Rua, terminou com um saldo de 9.357 atendimentos, 14.875 cobertores entregues e 2.424 encaminhamentos para o Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante).
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, o desempenho este ano foi extremamente positivo pois, mesmo com o maior rigor do inverno, nenhuma pessoa foi vitimada por hipotermia. “Foi um trabalho árduo, mas com a ajuda dos cidadãos; da equipe de trabalho da Prefeitura; e das Organizações da Sociedade Civil, conseguimos enfrentar o frio extremo com muita solidariedade e a felicidade de não termos enfrentado nenhuma perda em decorrência das condições extremas de temperatura”, afirmou.
Durante a ação contra o frio, a Prefeitura de Campinas ampliou a duração da Campanha do Agasalho, que destinou parte das doações para a população em situação de rua e contou com o apoio do Exército na coleta e triagem das roupas. Houve também o lançamento de cartilha sobre os serviços voltados a esse público e um ônibus foi emprestado pelo SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) e pelas concessionárias do transporte coletivo urbano para o acolhimento da população em situação de rua no momento mais rigoroso do inverno.
O serviço SOS Rua continua. Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento foi estendido das 18h à 0h. A partir de agora, as equipes vão às ruas oferecer apoio à população em situação de rua das 18h às 22h. O objetivo é acolher essas pessoas, se elas aceitarem, e encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social (albergue) e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.
A população em situação de rua é atendida por um conjunto de serviços que incluem:
Outros serviços
A Prefeitura de Campinas mantém ainda o Programa Mão Amiga, que tem por objetivo promover a cidadania e a reinserção social da população em situação de rua. Foi criado em 2016. As formações oferecidas dependem de parcerias, mas já incluíram auxiliar de veterinária, jardinagem e paisagismo, hidráulica e elétrica predial.
Há também o projeto Amigos no Trecho, cujo propósito é interligar os serviços já existentes para acolher pessoas em situação de rua que caminham nas rodovias. A iniciativa inclui todas as concessionárias de rodovias que atravessam Campinas.