19/08/2021 às 17h17min - Atualizada em 20/08/2021 às 07h20min

Smart Cities representam avanço no uso de tecnologias no espaço urbano

Para empresa alemã, a modernização da mobilidade urbana será essencial para gerir o fluxo de pessoas nas metrópoles

DINO
http://www.dekra.com.br


O conceito de Smart City vem sendo muito discutido nos últimos anos como uma forma de explorar o potencial das cidades, correspondendo às necessidades sociais e econômicas das metrópoles. De acordo com a União Europeia, as smart cities (cidades inteligentes) são os centros urbanos capazes de funcionar através da interação entre pessoas e energia, serviços e materiais. Essa conexão, realizada por meio de planejamento e gestão urbana, tem como objetivo o desenvolvimento econômico local e macro, além da melhoria na qualidade de vida da população.

No Brasil existe espaço para desenvolver ações de interfaces eficazes nas metrópoles e cidades como Campinas, São Paulo e Curitiba que são destaques principalmente pela capacidade de gerir o grande fluxo diário de pessoas, através de soluções em mobilidade e um criterioso planejamento urbano. A DEKRA, multinacional alemã líder no mercado de TIC (Teste, Inspeção e Certificação), atua apoiando estudos e tecnologias para projeção do espaço urbano de forma inovadora no Brasil. Globalmente, ela está amplamente comprometida com pesquisas e testes para tráfego inteligente nos centros, além do uso de tecnologias avançadas socialmente inclusivas e sustentáveis.

Segundo a DEKRA, o crescimento populacional dos países fez com que houvesse a necessidade de adaptação dos centros urbanos e a aplicação da tecnologia como parte da solução para a mobilidade urbana, isso inclui ascensão dos carros autônomos e compartilhados, assim como bicicletas elétricas. Por isso, a empresa está envolvida em estratégias de evolução da mobilidade urbana em todo o mundo para o avanço na implementação das smart cities, bem como no seu desempenho a longo prazo.

De acordo com o Cities in Motion Index 2020 (CIMI), pesquisa realizada pela IESE Business School University Of Navarra, algumas dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: capital humano, coesão social, economia, gestão pública, governança, meio ambiente, mobilidade e transporte, planejamento urbano, projeção internacional e tecnologia. No ranking divulgado, Londres e Nova Iorque lideraram como as cidades com os melhores índices globais e Paris, Tóquio e Reykjavik, na Islândia, também se destacaram pelo desempenho relativamente alto com pontuação entre 80 e 90. A composição do índice sintético leva em consideração os indicadores de cada dimensão bem como o peso relativo no CIMI.

Entre as 174 cidades incluídas no índice internacional, as brasileiras ocuparam posições distantes do topo. A cidade de São Paulo na colocação 123 da lista, sendo classificada positivamente nas categorias de projeção internacional e planejamento urbano, mas teve desempenho intermediário ou baixo em outros indicadores, como meio ambiente. Outros centros urbanos apontados na pesquisa foram Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, Brasília e Curitiba, sendo as duas últimas com um melhor índice.

Por outro lado, atualmente o Brasil conta com uma classificação nacional feita com objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país, analisando a inteligência, conexão e sustentabilidade das cidades. É o Ranking Connected Smart Cities, organizado pela Urban Systems e da Sator com o apoio de empresas, entidades e governo a fim de buscar melhorias para tornar as cidades mais inteligentes. No ranking, as três cidades mais inteligentes do Brasil são, respectivamente Campinas, São Paulo e Curitiba, a primeira com destaque nos indicadores de economia, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade.

A DEKRA Brasil, além de ter forte presença no setor vistorias automotivas no país, auxilia com pesquisas e estudos sobre mobilidade, inovação e energia limpa. Como parceira global para um mundo mais seguro e sustentável, atua no país e no mundo garantindo a segurança nas casas, estradas e também no trabalho.



Website: http://www.dekra.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp