10/08/2021 às 03h53min - Atualizada em 10/08/2021 às 10h20min

Jamaica impulsionando seu setor de energia

Ilha focada em desenvolver fontes de energia renovável

DINO


A Jamaica, líder caribenha em energia renovável, está fazendo significativos avanços impulsionando a diversificação do seu setor de energia, enquanto o governo busca implementar o ambicioso plano de recurso integrado (Integrated Resource Plan, IRP) da ilha.

A iniciativa definiu uma meta para adicionar aproximadamente 1.600 megawatts (MW) de capacidade de geração nos próximos 20 anos para expandir os recursos de energia da ilha. O alvo é facilitar a redução dos preços de energia e reduzir a vulnerabilidade do setor de energia quanto a impactos externos como o preço do petróleo. O IRP cria oportunidades de negócios na forma de solicitações de propostas (requests for proposals, RFPs), que buscam investidores para atenderàdemanda por mais geração de energia.

As metas do IRP incluem 1.260 MW de energia eólica e solar, 330 MW de gás natural liquefeito (GNL), e 74 MW de energia hídrica, de biomassa ou de resíduos até 2037. A JAMPRO, a agência de promoções de investimentos da Jamaica, está encarregada de garantir investimentos locais e estrangeiros que orientarão o sucesso do plano e o cumprimento dessas metas.

A ilha está no caminho certo. A Jamaica quer ter 33% da geração de eletricidade a partir de renováveis até 2030, e já existem incríveis projetos de energia renovável na ilha que estão provando ser uma sólida base para o plano de recursos de energia da ilha. A usina de geração de energia solar Content Solar Ltd., de 20 megawatts (MW), de propriedade da WRB Energy Company, em Clarendon, é um desses exemplos. Em Westmoreland, a maior usina de energia fotovoltaica da Jamaica, o parque solar de 51 MWp (pico de megawatts) Paradise Park, é uma das produtoras de energia mais baratas da ilha.

Há também a Wigton Windfarm em Rose Hill, Manchester, que é a maior instalação do seu tipo no Caribe, com uma usina de 20,7 MW e uma instalação de extensão de 18 MW. A fornecedora de energia da Jamaica, a Jamaica Public Service (JPS), possui a Munro Wind Farm com capacidade de 3 MW, enquanto a Blue Mountain Renewable (BMR) Jamaica Wind gera 34 MW. Em St. Elizabeth, a empresa de serviços públicos JPS opera uma usina hidroelétrica de 7,2 MW em Maggoty.

Sobre esses projetos, Don Gittens, gerente de logística, energia e infraestrutura da JAMPRO, afirmou: “Os atuais projetos de energia renovável representam aproximadamente 14% da geração de energia na Jamaica, mas nossa meta é de 50%. Há, portanto, uma oportunidade significativa porque temos essa lacuna entre 14% e 50% que pretendemos preencher com investimentos adicionais de energia renovável.”

A Jamaica atualmente está buscando adquirir 320 MW de energia eólica e solar, 120 MW de GNL e 74 MW de energia hídrica, de biomassa ou de resíduos para este ano. Gittens complementou: “Esta é a oportunidade que existe no momento para investidores, por isso, é um momento muito empolgante”.

Alto interesse no setor de energia da Jamaica

De acordo com a JAMPRO, existe um verdadeiro interesse no setor de energia da Jamaica. A Agência está cativando diversos investidores locais e internacionais que estão interessados em participar na RFP que está por vir com as oportunidades de geração de energia mencionadas acima.

Esse interesse foi mantido pela JAMPRO durante a pandemia, quando a organização decidiu intensificar suas atividades de marketing. A empresa aumentou sua orientação digital e engajamentos diretos com líderes do setor e executivos, localmente e internacionalmente.

Diane Edwards, presidente da JAMPRO, disse: “Enquanto havia um sentimento de incerteza, especialmente no início da pandemia, sabíamos que tínhamos que continuar nutrindo nossos relacionamentos e a oportunidade de energia renovável na Jamaica, e aumentar nossas atividades de marketing. A COVID-19 reenfatizou o fato que setores como logística, energia e agricultura devem ser grandes prioridades, por isso o governo jamaicano realmente utilizou esse momento para identificar as áreas que precisavam de mais foco enquanto continuamos o desenvolvimento da Jamaica.”

As iniciativas de desenvolvimento do setor continuam, e a JAMPRO tem feito parcerias com entidades como a New Energy Events e a Associação para Energia Renovável e Tecnologia Limpa (REA) no Reino Unido para continuar sua promoção global do setor de energia. A Jamaica também começou a trabalhar no desenvolvimento de uma rede de carregamento de veículos eletrônicos, confirmando o comprometimento do país com fontes alternativas de energia.

Este é um momento muito empolgante no setor de energia local e global, enquanto tudo está indo em direção da energia renovável”, enfatizou Gittens. “Quando as RFPs estiverem prontas, estamos confiantes que muitos investimentos serão feitos.”

SOBRE A JAMPRO

A missão da Jamaica Promotions Corporation (JAMPRO) é impulsionar o desenvolvimento econômico através do crescimento em investimentos e exportação. A JAMPRO é uma Agência do Ministério da Indústria, Investimentos e Comércio.

Para mais informações sobre a JAMPRO, acesse https://dobusinessjamaica.com/.

Siga-nos:

Twitter
Facebook
Instagram
LinkedIn

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Integrated Marketing Communications

Tamica Parchment

tparchment@jamprocorp.com

Tel.: 876-978-7755


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp