Um dos conceitos mais importantes dentro de um consultório médico é a ética para com os pacientes, principalmente quando eles buscam ajuda para melhorar sua saúde sexual.
Por estarem lidando com situações delicadas em relação a seu prazer ou ao prazer de sua companheira ou companheiro, pacientes que procuram tratamentos como o implante peniano muitas vezes já estão abalados psicologicamente. Com isso, compete ao médico especialista escolhido oferecer-lhes claramente todas as opções e informações necessárias sobre o procedimento, visando beneficiar única e exclusivamente o paciente.
Ética no tratamento com implante de prótese peniana
O que é ética médica
O código de ética médica nada mais é do que um conjunto de normas que visam garantir o respeito à vida, segurança nos procedimentos e cuidados prestados pelo médico antes, durante e depois de uma consulta, exame ou cirurgia.
Baseado em questões morais e valores empregados na sociedade, o documento principal do código de ética sofre revisões constantes a fim de se manter atualizado conforme as transformações sociais do momento.
Na área médica, o código de ética contempla três esferas principais. A relação entre médico e paciente, seguida da relação entre os médicos e em seguida a relação entre médicos e a sociedade.
Para atuar de forma íntegra, todo profissional da saúde precisa seguir rigorosamente os princípios éticos. E colocar o interesse do paciente em primeiro lugar. Sem focar nos lucros ou utilizar de sua condição para vender produtos ou serviços que causem danos à saúde.
As novas alterações no código de ética médica
A recente revisão do código de ética manteve sua estrutura original, com a mesma quantidade e temas dos capítulos. No entanto, algumas alterações e inserções de artigos que citam principalmente o tratamento entre médico e paciente e a adoção de novas tecnologias no meio médico foram feitas.
Limites no uso das redes sociais por médicos, que devem evitar a autopromoção e focar em publicações de cunho informativo, assim como a previsão do uso de meios técnicos e científicos disponíveis que visem aos melhores resultados como um dos princípios médicos fundamentais, exigência da não discriminação de médicos com deficiência. Que poderão exercer a profissão nos limites de suas capacidades, desde que seja seguro para o paciente, proibição do tratamento de qualquer ser humano sem civilidade ou consideração, com desrespeito à sua dignidade, ou discriminação de qualquer forma ou sob qualquer pretexto, exigência de que os médicos tratem colegas com respeito, consideração e solidariedade são alguns dos pontos que envolvem o código de ética médica.
A importância da ética e do foco no paciente
O implante de prótese peniana é um procedimento muito comum em casos de disfunção erétil grave, onde o paciente não obteve sucesso com o uso de medicamentos ou outros tipos de tratamento.
Após uma avaliação do médico urologista e o descarte de outros métodos de tratamento, o paciente poderá optar por dois tipos de próteses, sendo elas as maleáveis (também conhecidas como próteses "semirrígidas" ou "não hidráulicas") e as infláveis (também conhecidas como "hidráulicas").
O que é preciso saber prótese peniana
Esse tipo de tratamento garante uma ereção rígida o suficiente para a penetração. Ou seja, o implante tem por objetivo sustentar dar firmeza aos corpos cavernosos, necessária para penetração. Deve ficar claro que desta forma não influencia no aumento ou diminuição do órgão sexual masculino.
A escolha do tipo de implante deve ser individualizada, considerando vários fatores como a idade do paciente, histórico de implantes prévios, deformidade peniana, cirurgia abdominal prévia, destreza manual e condição de saúde geral. De maneira geral, entendemos que o implante deve ser escolhido respeitando as características de cada indivíduo.