16/06/2021 às 11h03min - Atualizada em 17/06/2021 às 12h20min

Teste genético: como funciona e quais seus benefícios

Amostra de saliva ajuda a entender qual o melhor exercício com melhor desempenho de acordo com a genética de cada um

DINO
https://www.casadofitness.com.br/produto/teste-genetico-geneplanet-75055
Teste Genético


Com o avanço tecnológico e da medicina, hoje há maneiras mais precisas de entender o funcionamento do corpo e suas reações. Com apenas uma amostra de saliva, os laboratórios conseguem realizar todo mapeamento genético de uma pessoa e apontar qual exercício ou modalidade terá um melhor resultado, entre outros benefícios.

O fisiologista Dr. Leonardo pimenta explica alguns dos benefícios de realizar o teste genético na parte física, por exemplo, para entender a propensão que uma pessoa possui como: ganho rápido de massa muscular, maior explosão durantes os treinos, ou até mesmo pré-disposição a obesidade. Dr. Leonardo esclarece que: "genética não é destino.", pois há o fator de estilo de vida atrelado à mudança comportamental que irá se expressar acima do gene.

A Casa do Fitness oferece o teste genético da GenePlanet, que possui dois tipos de análises, o Nutrifit Life com um resultado voltado para estilo de vida e dieta e o Nutrifit Premium com o resultado mais completo para esportes, saúde e áreas de nutrição. Nesses testes, são coletadas células retiradas da mucosa da bochecha, com mini escovas que irão entregar um relatório completo baseado no modelo escolhido, como, por exemplo, dizer onde a pessoa tem pré-disposições genéticas para o esporte, e qual o esporte ideal para aquele tipo de paciente.

O fisiologista ainda completa que em muitos casos a diferença genética é causadora da sensação de certos exercícios serem mais difíceis para uma pessoa, e mais fáceis para outra. Como os genes são responsáveis pelo nível de performance atlética, pela resistência física, e a agilidade de resposta a exercícios físicos, pode ser um fator decisivo para definir se um nadador teria mais chances de ganhar ao disputar uma prova dos 100 metros ou uma maratona, já que os marcadores estudados ajudam a identificar uma capacidade de explosão, ou resistência.

Por esse motivo, seja profissionalmente ou para autoconhecimento, realizar o teste genético para entender no detalhe o funcionamento do corpo pode ser um bom ponto de partida na hora de escolher qual exercício físico praticar. Para ter um resultado e uma análise ainda mais potencializada, é recomendado que o relatório seja analisado por um profissional da área, como um fisiologista, que auxiliará a entender todo conteúdo resultante do teste e na aplicação no dia a dia.



Website: https://www.casadofitness.com.br/produto/teste-genetico-geneplanet-75055
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp