24/03/2021 às 09h50min - Atualizada em 24/03/2021 às 09h50min

Defendendo a bandeira da segurança, Adriano quer maior valorização da GCM

Guarda Civil Municipal de carreira, o vereador Adriano Luciano Rodrigues (PL) tem defendido a bandeira da segurança pública de Mogi Guaçu em seus discursos na Câmara Municipal. Para ele, o tema é tão importante quanto outros setores da sociedade.
“Precisamos de saúde, de educação, de moradia, de ajudar na fiscalização, de ajudar o prefeito a não errar, e também precisamos proporcionar maior segurança para a população de Mogi Guaçu, as pessoas precisam se sentir mais seguras quando sair e chegar em casa, o transito parecia ser mais seguro. Hoje, o trânsito mata muito e Mogi Guaçu não é diferente”, apontou.
Nesse sentido, ele direciona sua defesa à Guarda Civil Municipal, corporação criada no município em nove de março de 1982. Filho de José Luciano Rodrigues, que integrou o primeiro quadro da estrutura montada em 1982, além de ter sido comandante da corporação, o vereador recorda que quando de sua criação, a GCM tinha como atribuição proteger os próprios municipais.
No entanto, com o tempo, outras atribuições passaram a ser atendidas pela corporação.  “A Guarda passou a atender qualquer tipo de ocorrência. E por falta de estrutura municipal, toda lei aprovada que exige fiscalização, seja aonde for e quando for, quem fiscaliza é a Guarda Civil Municipal. A cada mês, vão inserindo atribuições aos guardas municipais, seja no transito, no comércio, na perturbação de sossego”, citou.
O que o vereador defende é uma maior valorização da corporação, porque, quando é a GCM que solicita uma ajuda ou um amparo, a alegação é de que não se pode atender a solicitação. “80% das secretarias municipais precisam da GCM. E quando a guarda solicita, nada pode”, lamentou.
Adriano comemora o fato de que, no atual governo, tem conversado com o prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania), nos sentido de abrir um canal de diálogo para que a Segurança Pública do município, por meio da GCM, seja contemplada com melhorias e conquistas, visando um crescimento ainda maior. “A nossa GCM está entre as 10 melhores do Estado. Não é para qualquer instituição mesmo com problemas administrativo, financeiro e de estrutura”, enfatizou.
O vereador destacou que a GCM recebe 300 ligações por e que somente neste ano foram mais de 30 prisões em flagrante. “A demanda é grande. Mas precisamos oferecer melhores condições para os nossos guardas, ampliar o quadro de funcionário da corporação, oferecer uma valorização salarial. Estamos lidando com pessoas. O cidadão quer atendimento de qualidade, mas o nosso GCM precisa estar preparado emocionalmente para atender essa demanda da população”, apontou.
Uma proposta de reestruturação administrativa e de atualização do estatuto da corporação (a ultima aconteceu em 1992) está sendo elaborada pela direção da GCM, juntamente com o comando operacional e a Secretaria Municipal de Segurança.
Segundo Adriano, esse pacote deve ser entregue em breve para que a Secretaria de Administração possa dar início a um processo que tende a melhorar ainda mais as condições de trabalho e de atendimento da corporação.  “Porque segurança publica também é prioridade”, finalizou.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp