A unidade de negócios Consumer Healthcare (CHC) da Sanofi lança em abril uma nova iniciativa para estimular a saúde mental de seus colaboradores: é o April Wellness, que reúne uma série de medidas corporativas para aliviar a carga de trabalho dos funcionários e permitir que eles cuidem de seu bem-estar.
"Com a pandemia persistindo há mais de um ano, notamos que era preciso ir além nas ações de cuidado com nosso time. Com essa campanha, queremos propiciar ao longo de todo o mês de abril momentos de descompressão para que os colaboradores possam cuidar daquilo que é mais importante: deles mesmos", explica Rodolfo Hrosz, diretor-geral de Sanofi CHC.
Não por acaso, o April Wellness acontece no mês mundial da saúde. Entre as ações previstas estão o "Abril Sem Projetão", que posterga a execução e o planejamento de grandes projetos para os meses seguintes; a "Short Friday", que prevê o encerramento do expediente às 15h das sextas-feiras, conforme a possibilidade das equipes; e a "Semana Sem Zoom Meetings Locais", cuja proposta é evitar a realização de reuniões virtuais entre os dias 19 e 23 de abril.
Sanofi CHC também vai dar continuidade ao projeto "No Internal Zoom Meeting Day", lançado no ano passado para que as equipes não marquem reuniões internas com colegas de trabalho às quintas-feiras. Essa e as demais ações buscam evitar a "fadiga de Zoom", termo cunhado por especialistas para caracterizar o cansaço provocado pelo excesso de videoconferências.
Além disso, todos os funcionários de Sanofi CHC também serão estimulados a iniciar a programação de férias. O próprio diretor-geral da unidade de negócios, em e-mail enviado a todos os funcionários, avisou que vai tirar alguns dias de descanso. "Muitos postergaram férias por não poder viajar, mas seguiremos não podendo viajar, e as férias são necessárias para oxigenar a mente. Em abril, vou tirar uma semana para ler, pedalar na sacada, resolver questões pessoais e, principalmente, cuidar da minha saúde mental", disse Hrosz no comunicado.