22/07/2021 às 11h33min - Atualizada em 22/07/2021 às 11h33min

​GCMs iniciam treinamento para atuação na ‘Patrulha Maria da Penha’

    Guardas Civis Municipais de Mogi Guaçu indicados pelo comando da corporação para integrar a ‘Patrulha Maria da Penha’ iniciaram o treinamento para atuação nesse novo serviço que será prestado no município. Algumas dessas orientações estão sendo passadas pela GCM Elaine Navarro, que integra o mesmo serviço já implantado em Mogi Mirim.
    Aprovada pela Câmara Municipal no final de junho e com 90 dias para a Prefeitura preparar a sua regulamentação, a lei que cria a  "Patrulha Maria da Penha" em Mogi Guaçu tem como objetivo combater a violência doméstica, por meio do policiamento preventivo, repressivo e comunitário. 
    Com a ‘Patrulha Maria da Penha’, a Prefeitura pretende estabelecer uma relação direita da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Pública com a comunidade, atuando na forma de prevenção e acolhimento com fiscalização nas residências de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com benefícios de medidas protetivas, diminuindo o índice de reincidência.
     Pela lei, “A Patrulha Maria da Penha” será composta, impreterivelmente, por Guardas Civis Municipais, e, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Município. O projeto aprovado no mês passado foi apresentado pelo prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania) como fruto de uma indicação da vereadora Judite de Oliveira (PTB), que desde 2017, quando atuava como Secretária Municipal de Segurança, tentava implantar o serviço em Mogi Guaçu.
    A estrutura da ‘Patrulha Maria da Penha’ prevê o uso exclusivo de viaturas e de GCMs treinados e orientados para a finalidade do serviço. A princípio, serão utilizadas as duas motos compradas por meio da emenda de R$ 60 mil destinadas pela deputada estadual Valéria Bolsonaro, a pedido de Judite de Oliveira.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp