24/06/2021 às 14h17min - Atualizada em 24/06/2021 às 14h17min

​Comitiva conhece programa referência para implantar o Banco de Medicamentos

    Uma comitiva liderada pelo vereador Natalino Antonio da Silva (PSDB) esteve em Ribeirão Preto nesta quarta-feira (23), para conhecer a estrutura e o funcionamento do ‘Farmácia da Gente’, um programa referência na distribuição gratuita de medicamentos à população carente. O objetivo foi colher subsídios para a implantação do ‘Banco de Medicamentos’ em Mogi Guaçu.
    Natalino é o autor da Lei 5.476, de 7 de junho de 2021, que visa instituir o Banco de Medicamentos no município. Aprovado na Câmara, o Projeto de Lei desta natureza foi sancionado pelo prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania). A iniciativa tem a finalidade de arrecadar medicamentos doados para distribuição gratuita à população carente, especialmente aos idosos em situação de vulnerabilidade social. 
    Pela lei, o Banco de Medicamentos funcionará por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que além de destinar um ambiente adequado para seu funcionamento, terá a responsabilidade de formação de estoques; classificação e verificação do conteúdo e prazo de validade dos medicamentos; e realização de campanhas de sensibilização para o incentivo de doações junto às instituições e às pessoas físicas. As doações poderão vir de indústrias farmacêuticas, consultórios médicos, farmácias e população em geral. 
    Para que as diretrizes da legislação saiam do papel, a comitiva foi conhecer de perto um programa que funciona há 19 anos em Ribeirão Preto. ‘Farmácia da Gente’ é projeto desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade do município de Ribeirão Preto e tem como objetivos complementar o programa de distribuição gratuita de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, orientar sobre o uso correto de medicamentos, dos riscos da automedicação e da importância do comprometimento do paciente com o seu tratamento.
    Os remédios que a ‘Farmácia da Gente’ doa aos munícipes são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município. O material recebido em doação passa por uma triagem e, posteriormente, é disponibilizado aos interessados. Para receber o medicamento gratuitamente é necessário a apresentação da receita médica, comprovante de residência e os documentos pessoais.
“Fomos conhecer a estrutura existente em Ribeirão Preto para, futuramente, implantar em nossa cidade. A equipe de lá nos recebeu muito bem e se colocou à disposição para nos ajudar com toda a informação necessária para a implementação do Banco de Medicamentos em Mogi Guaçu”, disse Natalino.
    O vereador esteve acompanhado do professor Romildo Morelato Junior, Diretor da Fimi (Faculdades Integradas Maria Imaculada); da professora e coordenadora do Curso de Biomedicina da instituição, Nádia Regina Borim Zuim; e da diretora do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Danielly Cristiane Marini.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp