23/06/2021 às 08h51min - Atualizada em 23/06/2021 às 08h51min
Senac dá dicas de tratamento da pele no inverno
O ressecamento da pele é um dos principais efeitos do inverno, com a diminuição da umidade relativa do ar e o clima mais seco. Nessa época do ano, toma-se banhos mais quentes, provocando uma remoção da oleosidade natural da pele, ocasionando menor retenção da umidade.
Para minimizar esses problemas, a docente da área de beleza e estética do Senac de Mogi Guaçu, Flávia Palermo, ressalta a importância de uma boa hidratação com produtos mais nutritivos. “Para a pele do corpo, uma dica é – na hora do banho – aplicar óleo corporal com a pele ainda úmida e retirar o excesso da água com uma toalha macia, sem esfregar. Aguardar uns minutinhos para a pele secar e complementar a hidratação com uma loção corporal com probióticos”, ensina.
Os probióticos ficaram conhecidos em bebidas fermentadas, que facilitam a absorção de nutrientes e regulam a flora intestinal. Mas, na pele essas bactérias do bem prometem hidratação, rejuvenescimento e melhora das espinhas. “Segundo estudos das indústrias farmacêuticas, os cremes com probióticos auxiliam no cuidado de peles secas e sensíveis, por isso é indicado o uso deles, principalmente no inverno”, explica Flávia.
A docente reforça que sempre é importante consultar um profissional para uma avaliação mais detalhada e, assim, receber uma orientação para um skincare com produtos específicos para cada tipo de pele.
De toda forma, há dicas simples que podem ser seguidas e ajudam a deixar a cútis mais hidratada no inverno: ao acordar, lavar o rosto com sabonete líquido, borrifar água termal, utilizar um tônico e, depois, um hidratante; na sequência, aplicar o filtro solar que pode ser com cor, pois assim já cria uma barreira física, e, por último, utilizar a maquiagem. “Ao fim do dia é necessário retirar as impurezas com um demaquilante, lavar novamente com o sabonete adequado para o seu tipo de pele, tonificar e hidratar”, orienta.
Uma queixa bastante recorrente nesses últimos tempos é quanto ao aparecimento de acne do terço inferior da face, em razão do uso das máscaras, pois o local fica mais abafado e a pele fica em contato constante com o material. “Para aliviar esse desconforto, pode-se fazer o uso, em casa, de máscaras de argila branca, rosa ou verde, que possuem efeito adstringente, secativo e bactericida. Antes de aplicar é importante limpar o rosto e, após, utilizar um filtro solar (se a aplicação for durante o dia) ou hidratante”, ensina.
Outra queixa: ressecamento das mãos devido ao uso do álcool em gel. “Nesse caso é preciso reforçar o uso de hidratantes que tenham em suas fórmulas dexpantenol, nianciamida e ácido hialurônico, porque possuem propriedades que estimulam a regeneração natural da pele”, pontua.