10/06/2021 às 16h47min - Atualizada em 10/06/2021 às 16h47min

Governador assegura vacinação de toda população adulta até 15 de outubro

    Em entrevista coletiva concedida durante sua passagem por Mogi Guaçu nesta quinta-feira (10), o governador João Doria (PSDB) assegurou que toda a população vacinável do Estado de São Paulo terá recebido ao menos a primeira dose da vacina de prevenção à Covid-19 até o dia 15 de outubro. O novo calendário de vacinação já havia sido anunciado pelo Governo do Estado na quarta-feira (9).
    “O bom ritmo de vacinação nos permitiu antecipar em 15 dias o prazo originalmente previsto para concluir toda vacinação, que era em 31 de outubro, de todos os brasileiros vacináveis em São Paulo. Agora, até 15 de outubro, vamos ter todos os brasileiros vacinados. O que mais precisamos neste momento é de vacina, vacina e vacina, porque vacina é que salva vidas”, frisou.
     Doria externou sua confiança nesse novo prazo diante dos novos acontecimentos. Primeiro, pelo restabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com a China. O atual chanceler do Brasil, Carlos Alberto Franco França, Ministro das Relações Exteriores, está tendo outro comportamento nas relações com a China, estimulando a bilateralidade dessas relações, principalmente, quanto às autorizações para a liberação da importação de insumos para a vacina do Butantan. Entramos numa fase de normalidade”, disse. E segundo, de acordo com o governador, com a autorização dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na quarta-feira para início dos estudos da Butanvac, a segunda vacina produzida pelo Instituto Butantan. “Já temos mais de 7 milhões de doses dessa vacina prontas, e estão estocadas e refrigeradas no Butantan, e vamos produzir 18 milhões até 30 de julho e 40 milhões até 30 de setembro. Confiança no Butantan, confiança na Butanvac e confiança também nas etapas da pesquisa e na aprovação muito em breve da Anvisa”, pontuou.
     O governador assegurou que o prazo será cumprido integralmente em todo Estado de São Paulo. “Em qualquer área do estado, no interior, na região metropolitana, na Capital e no litoral, temos 5 mil pontos de aplicação de doses de vacina, além dos pontos de drive thru, que são  centenas em todo o Estado de São Paulo. A velocidade da vacinação depende apenas da vacina, tendo a vacina, a velocidade é expressiva”, destacou.
     Diante do contexto, disse estar seguro e confiante que até 15 de outubro toda a população vacinável do Estado de São Paulo, em qualquer área, estará devidamente vacinada. “E se conseguirmos mais vacinas, vamos antecipar ainda mais. São Paulo é o estado que mais vacinou no Brasil, mais de 20 milhões de brasileiros em São Paulo, de uma população de 46 milhões, já tomou pelo menos a primeira dose. Estamos acelerando e avançando”, afirmou.
     Antes de encerrar, elogiou os municípios nesse processo. “O sistema de vacinação depende das secretarias municipais de saúde, e o esforço e mobilização tem sido excepcional e impecável”, enfatizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp