08/06/2021 às 18h34min - Atualizada em 08/06/2021 às 18h34min

​Projeto prevê programa de apoio psicológico às vítimas da Covid-19

Iniciativa proposta pelo vereador Natalino Antonio da Silva (PSDB)
    Oferecer apoio psicológico aos pacientes e familiares que sofrem com os efeitos da Covid-19. Essa será a principal ação do "Programa Saúde Emocional Vitimas da Covid-19”, iniciativa proposta pelo vereador Natalino Antonio da Silva (PSDB), que estará vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e será executado em parceria com a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.
     O Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o programa foi aprovado na sessão de segunda-feira (7), e segue para sanção do prefeito Rodrigo Falsetti (Cidadania). Pela proposta apresentada pelo vereador, o Programa Saúde Emocional a Vitimas da Covid-19 tem como objetivo oferecer apoio psicológico a pacientes com sequelas da Covid-19; propiciar amparo psicológico a familiares que vivenciam o luto pela perda de parentes para a doença; e disponibilizar suporte psicológico a pessoas e familiares que sofrem com as consequências da crise econômica gerada pela pandemia.
    O atendimento psicológico poderá ser realizado de forma virtual por intermédio dos estudantes do curso de Psicologia oferecido pela Faculdade Professor Franco Montoro ou outros órgãos similares, a critério da Secretaria Municipal da Saúde.
Natalino justificou sua propositura, ao destacar que a doença tem causado a dizimação de núcleos familiares, com fatos notórios relatados diariamente pelos meios de comunicação, e que os impactos econômicos da pandemia também se refletem no comportamento psíquico das pessoas de um modo geral. 
    “Tal situação tem gerado grandes sofrimentos aos indivíduos e a seus familiares, cujas consequências multiplicam-se em casos de transtornos mentais e depressão. Ainda não se sabe quais serão os efeitos psicológicos desta pandemia a longo prazo. Mesmo com o avanço da vacinação, não se pode mitigar o fato de que milhares de pessoas continuam a ser afetadas diariamente pela Covid-19”, apontou.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp