29/09/2024 às 17h59min - Atualizada em 29/09/2024 às 17h56min
Do ingresso à formatura: veja como funciona a formação de policiais civis de SP até a nomeação
Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
Governo de São Paulo A formatura de policiais civis marca o aumento do efetivo policial nas ruas e a redução do déficit na corporação. Nesta quinta (26), o Estado de São Paulo formou 3.002 novos policiais civis e 170 médicos legistas. O percurso da formação envolve estágio em delegacias e até prática em unidades do Instituto Médico Legal (IML). Saiba como funciona o processo.
Quanto tempo leva para se formar policial civil?
Uma vez aprovados do concurso da Polícia Civil, aspirantes ao cargo ingressam na Academia de Polícia (Acadepol). O curso para policial civil dura seis meses para delegados e três meses e meio para outras carreiras. Além de delegados, as vagas na Acadepol são para investigadores, escrivães e legistas. Essas três últimas categorias participaram da formatura desta quinta. Já a formatura de novos delegados de São Paulo se dará em novembro.
O que precisa saber para ser policial civil?
Na Acadepol, os aprovados no concurso da Polícia Civil aprofundam seus conhecimentos com estudos sobre criminologia, tiro ao alvo, ciência, tecnologia, investigação, gestão de atendimento ao público, entre outras disciplinas. O curso também inclui ensinamentos sobre direitos humanos e inquérito policial.
Qual faculdade um policial civil faz?
Além da aprovação em concurso público, os requisitos acadêmicos para a carreira de policial civil variam conforme a categoria. Para delegado, é necessário ter concluído um curso de graduação em Direito. Investigadores, agentes, escrivães e papiloscopistas necessitam de ensino superior completo, assim como peritos criminais. Os demais cargos requerem nível médio de ensino.
Quem se formou na Polícia Civil?
Nesta quinta-feira, o Estado de São Paulo formou mais de 3 mil policiais civis. São agentes de segurança que chegam para reforçar o combate ao crime em São Paulo. Mais especificamente, são 3.002 policiais civis, sendo 1.060 investigadores e 1.942 escrivães. Além disso, foram formados mais 170 médicos-legistas. Mais de 300 delegados seguem em formação até novembro, quando devem finalizar o curso. *Governo de São Paulo