28/06/2024 às 17h17min - Atualizada em 28/06/2024 às 17h17min
Vereadora delegada Judite parabeniza projeto educacional de segurança viária "Na Pista Certa"
Na Sessão Ordinária de segunda-feira, 24, a Câmara Municipal de Mogi Guaçu aprovou o requerimento nº 266/2024, de autoria da vereadora delegada Judite de Oliveira, que propôs a inserção em Ata de um voto de congratulações e aplausos à direção e alunos das unidades de ensino que participaram do projeto "Na Pista Certa". Promovido pela Fundação MAPFRE, o projeto tem como objetivo transmitir conceitos e orientações sobre segurança viária ao público infantil.
O "Na Pista Certa" é uma iniciativa que estabelece um contato direto entre a Fundação MAPFRE e as crianças, utilizando um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Monitores treinados apresentam conteúdos que são assimilados e vivenciados imediatamente pelos participantes por meio de atividades lúdicas e pedagógicas. O cenário montado ocupa uma área equivalente a uma quadra poliesportiva, onde as crianças aprendem, de maneira divertida e educacional, sobre segurança viária.
Mogi Guaçu tem um índice grande de acidente, principalmente com motos, e essa conscientização das crianças, eu tenho certeza que elas vão chegar em casa e vão falar para os pais, o que aprenderam, como deve se comportar no trânsito, como deve respeitar os sinais de trânsito. E então isso salva vidas", destacou a vereadora.
As atividades do projeto visam estimular comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas no trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista. As crianças também obtêm conhecimento sobre a sinalização viária e a importância das regras de convivência, além de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, o projeto conscientiza sobre a relação entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.
O evento ocorreu entre os dias 24 e 28 de junho de 2024, na sede da EMEF Anira Franco de Campos, e contou com a participação de 1200 alunos que interagiram nas atividades coordenadas pela entidade promotora do evento. As escolas que participaram do projeto foram: EMEF Adirce Cenedese Caveanha, EMEF Profª Anira Franco de Campos, EMEF Profª Alice de Campos Silva, EMEF Profª Guilhermina Lopes Rodrigues, EMEF Iná Aparecida de Oliveira Marconi, EMEF João Bueno Junior, EMEF Maria Julia Bueno, EMEF Prof. Milton Franco de Faria e EMEF Waldomiro Calmazini.