17/05/2024 às 08h51min - Atualizada em 17/05/2024 às 08h51min
1ª Campanha de Doação de Sangue do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, por meio do Banco de Sangue ‘Centro de Hematologia e Hemoterapia’, acontece dias 18 e 25 de maio
A iniciativa pretende repor e ampliar o estoque de bolsas de sangue
O Hospital São Francisco de Mogi Guaçu (HSF) realizará neste mês de maio a 1ª Campanha de Doação de Sangue, nos dias 18 e 25, das 9h às 15h. A ação acontecerá em duas etapas por conta da grande procura de interessados em doar sangue, entre colaboradores do hospital e a população. O objetivo é repor os estoques do banco de sangue.
A triagem dos inscritos e a coleta das bolsas de sangue das pessoas aptas para a doação acontecerá no hospital em Mogi Guaçu, executada pela equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia, voluntários e do médico hematologista do HSF, Dr. Guilherme Felipe Donangelo Martins. O estacionamento para os inscritos na doação será gratuito nos dois dias de campanha.
“Não existe nada que possa substituir o sangue, por isso, ter os estoques abastecidos e disponíveis é tão essencial em diversas situações que necessitam da transfusão para salvar vidas. É um ato de altruísmo e amor ao próximo”, reforça a organização da iniciativa.
De acordo com o Banco de Sangue do Hospital São Francisco, há carência de doações de todos os tipos sanguíneos e o período mais crítico é nos meses de junho e julho, que costumam ser de frio, quando aumenta a demanda por bolsas de sangue.
Quem pode doar?
- Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue as pessoas que já o tiverem feito antes dos 60;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
- Ter peso mínimo de 50 kg;
- Não fumar 1 hora antes;
- Não consumir bebida alcoólica por, pelo menos, 12 horas antes da doação;
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas para a doação. (Fonte: Ministério da Saúde)