02/06/2021 às 09h32min - Atualizada em 02/06/2021 às 09h32min

​ETECs prorrogam inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre

    Previsto para encerrar nesta quarta-feira (2), o prazo final de inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foram prorrogadas até as 15h00 da próxima terça-feira, dia 8 de junho. Interessados no Vestibulinho para o segundo semestre devem se inscrever exclusivamente pela internet. O valor integral da taxa é de R$ 19.
    As Etecs oferecem 45.986 vagas no segundo semestre para os cursos técnico e de especialização técnica. Essas vagas são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico.
   Os candidatos que tiverem dificuldade de acesso à internet no momento de fazer a inscrição, podem acessar os computadores que as Etecs disponibilizam. Para usar o equipamento, é preciso entrar em contato com a unidade e realizar o agendamento. Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e a adoção das demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS (Centro de Paula Souza)
    O processo seletivo oferece o Sistema de Pontuação Acrescida que concede acréscimo de pontos à nota final, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
A seleção dos convocados se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. O critério vem sendo adotado para atender às normas de distanciamento social e prevenção da transmissão do Coronavírus, respeitando as orientações do Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.
    Os cursos terão o início pelos formatos remoto ou híbrido (parte presencial e parte virtual), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas e seja possível o retorno às aulas presenciais nas Etecs.
    Para se inscrever em um dos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio. Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve apresentar uma das seguintes certificações: certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo Ministério da Educação (MEC) ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
    O candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016 deve apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.
    Para as vagas de Especialização Técnica, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e o Ensino Técnico associado ao curso de especialização de interesse, conforme relação disponível na internet.
   A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (ambos disponíveis em vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp