22/02/2024 às 13h02min - Atualizada em 22/02/2024 às 13h02min

​Mogi Guaçu Institui "Semana da Conscientização dos Transtornos Alimentares"

Lei N° 5.858/2023 é sancionada e estabelece evento anual a partir de junho para abordar transtornos alimentares na cidade

De autoria da vereadora Lili Chiarelli e sancionada pelo prefeito Rodrigo Falsetti, a legislação institui a "Semana Municipal da Conscientização dos Transtornos Alimentares",
   A cidade de Mogi Guaçu avança em iniciativas de promoção da saúde mental com a sanção da Lei N° 5.858, de 13 de dezembro de 2023. De autoria da vereadora Lili Chiarelli e sancionada pelo prefeito Rodrigo Falsetti, a legislação institui a "Semana Municipal da Conscientização dos Transtornos Alimentares", a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 02 de junho, conforme estabelecido no Calendário Municipal de Eventos.
   Os transtornos alimentares, tais como anorexia, bulimia e compulsão alimentar, afetam milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma das condições de saúde mental mais complexas e devastadoras. No Brasil, estima-se que 4,7% da população sofra com algum transtorno alimentar, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria.
   Além dos desafios físicos, os transtornos alimentares podem levar a consequências graves para a saúde mental e emocional, incluindo depressão, isolamento social, ideação suicida e distúrbios de imagem corporal. Muitas vezes, o estigma e a falta de compreensão em torno dessas condições dificultam o acesso ao tratamento e apoio adequados.
   Diante desse cenário, a "Semana Municipal da Conscientização dos Transtornos Alimentares" assume um papel crucial na educação, prevenção e apoio às pessoas afetadas por essas condições. Ao promover a informação e o diálogo aberto, a iniciativa busca reduzir o estigma associado aos transtornos alimentares e incentivar o acesso a recursos de tratamento e apoio psicológico na comunidade.
   A vereadora Lili Chiarelli ressalta a importância de abordar essas questões de forma aberta e inclusiva:
   "É fundamental reconhecer a gravidade dos transtornos alimentares e seu impacto na vida das pessoas. Com a Semana de Conscientização, pretendemos criar um ambiente de compreensão e apoio mútuo, onde todos se sintam acolhidos e capacitados a buscar ajuda quando necessário."
   A programação anual da "Semana Municipal da Conscientização dos Transtornos Alimentares" incluirá atividades educativas, palestras com profissionais de saúde mental, depoimentos de pessoas que superaram essas condições e a divulgação de recursos disponíveis para tratamento e apoio na cidade.
   A Lei N° 5.858/2023 em vigor estabelece uma tradição anual que coloca Mogi Guaçu na vanguarda das cidades que reconhecem e enfrentam os desafios relacionados aos transtornos alimentares.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp