22/02/2024 às 10h44min - Atualizada em 22/02/2024 às 10h44min

​Câmara aprova o Programa Câmera Cidadã para fortalecimento da Segurança Pública

O programa incentiva o cadastramento voluntário de indivíduos e empresas que possuam câmeras de monitoramento em suas propriedades. Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília
   A Câmara Municipal de Mogi Guaçu aprovou por unanimidade, nesta semana, um projeto de lei que estabelece o Programa Câmera Cidadã no município. A iniciativa visa fortalecer a cooperação entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a comunidade local, utilizando câmeras de monitoramento instaladas por pessoas físicas e jurídicas para auxiliar as forças de segurança.
   O programa incentiva o cadastramento voluntário de indivíduos e empresas que possuam câmeras de monitoramento em suas propriedades. Ao disponibilizar as imagens gravadas por esses equipamentos, os participantes contribuirão como elementos complementares para a atuação preventiva da Guarda Civil Municipal, além de oferecer apoio às demais forças policiais nas investigações e resoluções de delitos.
   O prefeito Rodrigo Falsetti destacou a importância do Programa Câmera Cidadã como uma ferramenta inovadora para promover a segurança pública. Na justificativa do projeto, Falsetti ressaltou que a iniciativa visa incentivar a colaboração da sociedade com as instituições policiais e o poder público, promovendo uma mudança de comportamento e conscientizando a população sobre o papel fundamental da cooperação na redução dos indicadores de criminalidade e na promoção da sensação de segurança na comunidade.
   "O referido projeto de lei vem para incentivar a sociedade a colaborar com as instituições policiais e com o poder público, no sentido da mudança de comportamento, buscando a conscientização de que a cooperação entre as partes em termos de segurança constitui ferramenta facilitadora para reduzir indicadores de criminalidade e a sensação de segurança da comunidade", afirmou o prefeito.
   Com a aprovação unânime na Câmara Municipal, o Programa Câmera Cidadã ganha respaldo institucional para ser implementado e promete ser uma importante iniciativa para fortalecer a segurança e promover a participação ativa da comunidade no zelo pelo bem-estar coletivo.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp