16/02/2024 às 14h29min - Atualizada em 16/02/2024 às 14h29min

​Câmara aprova uso de drones nas ações de combate à dengue

A iniciativa de autoria do vereador Adriano Luciano Rodrigues busca otimizar as ações de controle e prevenção da doença, especialmente em áreas de difícil acesso
   Na última quinta-feira, 15, a Câmara Municipal de Mogi Guaçu deliberou de forma unânime a aprovação do Projeto de Lei nº 272/2023, que versa sobre a incorporação de drones nas estratégias de combate à dengue no município. A iniciativa, de autoria do vereador Adriano Luciano Rodrigues, o Adriano da Guarda Batatinha, busca otimizar as ações de controle e prevenção da doença, especialmente em áreas de difícil acesso.
   O Projeto contempla o emprego de drones em terrenos com frente murada, imóveis abandonados, residências desabitadas e em situações em que os agentes de controle enfrentam obstáculos para inspeção. A proposta se baseia em experiências bem-sucedidas de outros municípios que já adotaram essa tecnologia em suas estratégias de combate à dengue, como Guarujá-SP, Betim-MG e Ribeirão Preto-SP.
   O autor do Projeto destacou que a utilização de drones oferece uma abordagem inovadora e eficiente para identificar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O objetivo é sobrevoar áreas previamente indicadas pelos órgãos responsáveis pelo controle de vetores, fornecendo imagens cruciais para que possam notificar os proprietários a tomar providências imediatas na eliminação desses criadouros.
   "O intuito do presente Projeto de Lei é utilizar a tecnologia no combate e identificação de criadouros em potencial, sobrevoando locais previamente indicados pelos órgãos responsáveis pelo controle de vetores, os auxiliando bastante, visto que as imagens captadas são fundamentais para que eles possam intimar os proprietários a tomar providências e eliminar esses criadouros de seus imóveis," justificou o vereador.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp