01/02/2024 às 17h19min - Atualizada em 01/02/2024 às 17h19min

Envolvendo as crianças na montagem da lancheira escolar

Tatiana Lucasin destaca a importância de envolver a família no processo da lancheira equilibrada das crianças
   As férias escolares acabaram e com o seu fim a rotina volta ao normal e chega a hora de pensar em todo o planejamento que envolve os pequenos. Para a família e responsáveis por crianças em idade escolar, aprender a montar uma lancheira infantil é fundamental. Afinal, o lanche na escola é uma  refeição realizada todos os dias, e todo cuidado é muito importante.
   Na hora de montar a lancheira é importante levar em consideração os hábitos e o paladar da criança para que ela tenha uma boa aceitação. Uma boa estratégia é envolver os pequenos nesse momento para que sintam-se como parte do processo! Dentro dessa estratégia de envolvimento pode-se incluir idas ao mercado, montagem dos lanches e para os mais velhos até mesmo a organização da lancheira.
   Para tornar o lanche mais atrativo também vale a pena investir em utensílios temáticos de acordo com o gosto da criança!
    Para uma composição saudável é imprescindível que a lancheira seja composta por um alimento fonte de carboidrato (pão, bisnaguinha, tapioca, torrada…), uma fonte de proteína (patês com frango, atum ou um queijo magro, queijo, ovo de codorna, iogurte…) e uma fruta. É preferível evitar o uso de bebidas açucaradas e qualquer tipo de industrializado como, salgadinhos, bolachas e afins.
   Caso tenha cantina na escola e a criança deseje consumir os lanches vendidos no local é interessante que seja combinado o consumo em dias específicos. Dessa forma, a criança consegue comer algo diferente e acompanhar os colegas, mas não abdica de uma alimentação saudável na maior parte do tempo. 
 
Tatiana Lucasin é formada pelo Centro Universitário São Camilo, nutricionista colaboradora da Liga de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atendimento clínico em consultório. Instagram: @tatiana_nutri

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp