25/01/2024 às 17h50min - Atualizada em 25/01/2024 às 17h50min
Desvendando a fome emocional: Estratégias para enfrentar a compulsão alimentar
Desvendando o segredo de uma alimentação equilibrada com Tatiana Lucasin O tema em alta essa semana nas mídias e redes sociais é a compulsão alimentar que acabou virando assunto devido a alguns episódios envolvendo participantes do maior reality show do Brasil, o famoso grande irmão Brasil 2024.
É evidente que estar confinado pode gerar gatilhos de ansiedade e estresse que promovem um comer emocional, onde a razão é deixada de lado e as emoções passam a ser mais fortes e começam a influenciar nas decisões alimentares.
A verdade é que essa realidade envolvendo um comer emocional está mais próxima do que imaginamos e podemos ver isso em nós mesmos ou em amigos e familiares ao nosso redor. Pensando nisso, separei três estratégias que podem te ajudar a contornar esse tipo de situação.
1- O primeiro passo para gerenciar a fome emocional é saber conhecê-la! Quando estiver com vontade de comer algo reflita antes se trata-se de uma fome genuína ou uma busca por uma fonte de prazer.
2- Procure entender os gatilhos que te levam a “atacar” a geladeira, somente assim será possível saber os sentimentos que envolvem esse momento e como mediar tais situações.
3- Procure praticar uma atividade física, o exercício é responsável por liberar hormônios do prazer e bem-estar, te proporcionando uma outra fonte de prazer.
Se você sofre com o comer emocional ou conhece alguém que passa pela mesma situação, lembre-se que é possível fazer as pazes com a comida!
Tatiana Lucasin é formada pelo Centro Universitário São Camilo, nutricionista colaboradora da Liga de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atendimento clínico em consultório. Instagram: @tatiana_nutri