18/01/2024 às 13h24min - Atualizada em 18/01/2024 às 13h24min

Apoio Emocional para pais e tutores de pessoas com TEA é proposta de projeto na Câmara

A criação de um programa assistencial vai fortalecer o suporte familiar e proporcionar uma visão mais ampla e acolhedora sobre o TEA

Proposta do vereador Dr. Fernando Marcondes para apoiar emocionalmente pais e tutores de pessoas com TEA
   Na busca por promover um suporte mais abrangente e acolhedor para os pais e tutores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Dr. Fernando Marcondes (MDB) apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 11/2024. O projeto propõe a criação de um programa de assistência psicológica destinado a oferecer apoio emocional e orientação a esses cuidadores, visando enfrentar os desafios diários associados ao cuidado de indivíduos com TEA.
   O projeto, que está em fase de tramitação, visa mitigar a sobrecarga emocional vivenciada por pais e tutores, principalmente mães, no processo de cuidado de pessoas com TEA. Dentre as propostas apresentadas, destaca-se a oferta de suporte emocional para lidar com medos, angústias e incertezas cotidianas. Além disso, o programa pretende fornecer orientações de profissionais especializados sobre como lidar com crises associadas ao TEA, bem como oferecer conhecimentos específicos sobre o transtorno.
   O vereador Dr. Fernando Marcondes ressalta que a insegurança e o alto nível de tensão física e psicológica enfrentados pelos familiares são frequentes, sendo intensificados pela ausência de uma rede de apoio social. Segundo o autor do projeto, a proposta busca não apenas fornecer suporte emocional, mas também ampliar a visão dos responsáveis em relação ao diagnóstico do TEA.
   Caso o projeto seja aprovado, o programa de assistência psicológica poderá criar grupos terapêuticos que funcionarão como espaços seguros para os participantes compartilharem suas experiências, desafios e conquistas. Estes grupos visam proporcionar uma identificação mútua entre os participantes que vivenciam situações semelhantes, contribuindo para a construção de uma rede de apoio efetiva.
   A expectativa é de que, com a implementação do programa, ocorra uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pais e tutores, oferecendo um suporte mais abrangente e humano no enfrentamento dos desafios associados ao cuidado de pessoas com TEA. O projeto de lei evidencia a importância de uma abordagem integral e sensível para promover não apenas o bem-estar dos indivíduos com TEA, mas também o dos seus cuidadores, reconhecendo a complexidade dessa jornada. 
   Desde o início de seu mandato, o vereador Dr. Fernandinho Marcondes tem demonstrado um compromisso sólido com a causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), protocolando 19 matérias que defendem e promovem a conscientização sobre essa pauta crucial.
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp