Nunca se falou tanto em alimentação e jamais a população esteve com índices tão altos de obesidade! Segundo dados da OMS, nos últimos treze anos os índices de obesidade aumentaram em 72%, dados alarmantes que aumentam mais a cada dia que se passa. Mas, afinal, existe alguma dieta específica ou algum tipo de alimento que pode mudar esse cenário?
Quando o assunto é emagrecimento não podemos pensar no alimento de forma isolada, o que irá gerar a perda de gordura corporal será o déficit calórico diário, que nada mais é que fornecer uma quantidade calórica menor do que o seu corpo gasta diariamente. Dessa forma, seu organismo irá buscar energia nas moléculas de gordura que deixarão de ser estoque e se transformarão em energia.
Lembrando que, o déficit calórico não é sinônimo de comer pouco, muitas pessoas acreditam que para emagrecerem precisam restringir ao máximo a alimentação, mas é exatamente aí que o processo de perda de peso começa a falhar. Um emagrecimento saudável, consistente e definitivo é formado por basicamente três pilares, são eles: Ajuste do metabolismo, organização da rotina e manejo da fome emocional.
O ajuste metabólico se dá através do trabalho de recomposição corporal, aliando a prática de atividade física com um consumo adequado de proteínas em todas as refeições, consumo adequado de água, ingestão de frutas, legumes e verduras e evitando alimentos ultraprocessados.
Em seguida vem a organização, que é imprescindível para que seja mantida uma constância da rotina alimentar. Nesse sentido, é interessante inserir alguns hábitos como, planejamento das refeições semanais, realizar lista de compras e separar um dia para preparar os alimentos a serem consumidos.
Por último, mas não menos importante, é o controle das emoções que relacionam-se com a comida e quero te levar a uma reflexão! Quantas vezes a comida foi sua rota de escape para situações do dia a dia? Acredito que muitas, mas quero te convidar a começar refletir sempre que for fazer uma escolha alimentar, se questione se o que está sentindo é de fato uma fome física ou fome emocional e pergunte a sí mesmo "Se eu comer isso agora estarei mais perto ou mais longe de meu objetivo?".
Emagrecer não é apenas "fechar a boca", emagrecimento é estratégia! Procure por um Nutricionista que tenha um olhar empático para o seu caso.
TATIANA LUCASIN é formada pelo Centro Universitário São Camilo, nutricionista colaboradora da Liga de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atendimento clínico em consultório. Instagram: @tatiana_nutri