26/10/2023 às 14h58min - Atualizada em 26/10/2023 às 14h56min

Mogi Guaçu registra baixa adesão na Campanha Nacional de Multivacinação de Crianças e Adolescentes

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    A Campanha Nacional de Multivacinação, que busca atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, assim como de ampliar a cobertura com as vacinas de rotina contra diversas doenças, termina na próxima terça-feira, 31 de outubro. No entanto, a baixa adesão na Campanha tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu. 
   Segundo dados da Pasta, até o momento, foram aplicadas 3.025 doses em crianças e adolescentes. Desse total, 1.017 foram em crianças menores de um ano de idade, 629 doses em crianças entre 1 e 4 anos e 194 doses no grupo de crianças de 5 a 8 anos. Na faixa etária de 9 a 15 anos de idade foram 1.185 aplicações, sendo 524 contra HPV, 223 de Meningo ACWY e 438 doses de vacinas de rotina. 
   É importante destacar que vacinas da Campanha de Multivacinação protegem contra doenças como, por exemplo, Hepatite B, HPV, tuberculose, paralisia infantil, febre amarela, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Por isso, a importância da vacinação e da atualização das carteirinhas de vacinação. Não é necessário agendamento. A pessoa deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência. 
   A coordenadora das unidades de Saúde, Cristina Aparecida David, comentou que antes do início da pandemia da Covid-19 já era observado um período de declínio nas coberturas vacinais tanto no Brasil quanto em outros países. “Para enfrentar essa situação, o Ministério da Saúde propõe o microplanejamento das atividades de vacinação com metas e ações a serem desenvolvidas a longo prazo”, disse.
   Por meio das ações de microplanejamento, o objetivo, segundo Cristina, é de atingir a alta qualidade dessas atividades realizadas. “Seja no programa de rotina, na intensificação das estratégias de campanha, com varreduras ou vacinação casa a casa e, tudo isso, para garantir a alta performance das equipes de vacinação e, principalmente, para recuperar as altas e homogenias taxas de coberturas vacinais e do controle das doenças”, ressaltou.

Ação
   Nesta semana, as Secretarias Municipais da Educação e de Saúde realizam uma ação em conjunto para divulgar e reforçar a importância da vacinação para o controle das doenças com a participação dos mascotes da vacinação Zé Gotinha e Maria Gotinha. Juntamente com o prefeito Rodrigo Falsetti, os personagens estão visitando as unidades escolares de Mogi Guaçu e participando da entrega dos kits de uniforme para os alunos. 
   Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, o evento aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Francisca de Lima, na Vila São Carlos. E na tarde da quarta-feira, 25, a ação foi realizada na EMEI Integral Hermínio Zanco, no Jardim Santo André. 

Campanha
   A Campanha Nacional de Multivacinação começou no dia 2 de outubro tendo como finalidade aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A Campanha continua até o dia e 31 de outubro nas 21 Unidades de Básicas de Saúde (UBSs). Em seis postos, o atendimento está acontecendo em horário especial das 16h às 19h: Chácaras Alvorada, Martinho Prado Júnior, Centro de Saúde, Ypê II, Zona Norte e Santa Terezinha. 
   A Campanha de Multivacinação oferece vacinas para bebês, crianças e adolescentes com idade até 15 anos. No local de vacinação, a equipe de saúde vai checar a caderneta de cada um e aplicar somente os imunizantes que a criança ou o adolescente precisa tomar, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas.
   Para vacinar, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando cartão SUS e a carteira de vacinação, para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas. 

Horário estendido das 16h às 19h de segunda a sexta-feira
USF Chácaras Alvorada
USF Martinho Prado
UBS Centro de Saúde
UBS Ypê II
UBS Zona Norte
USF Santa Terezinha

Período integral de segunda a sexta-feira das 8h às 16h    
UBS Guaçu Mirim    
UBS Zona Sul    
UBS Centro de Saúde    
UBS Centro Oeste    
UBS Zona Norte    
UBS Zaniboni I    
USF Zaniboni II    
USF Santa Cecília     
USF Ypê Pinheiro    
USF Martinho Prado Júnior    
USF Chácaras Alvorada     
    
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30    
USF Hermínio Bueno     
USF Eucaliptos     
USF Rosa Cruz     
UBS Ypê II     
USF Alto dos Ypês     
USF Guaçuano     
USF Fantinato     
USF Santa Terezinha     
USF Chaparral     
USF Suécia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp