24/10/2023 às 14h04min - Atualizada em 24/10/2023 às 14h03min

AES Brasil faz cadastro da população ribeirinha de Mogi Guaçu em área de risco

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    A AES Brasil iniciou nesta terça-feira, 24 de outubro, a campanha de cadastramento da população ribeirinha de Mogi Guaçu em área de risco, sendo ela composta por moradores que residem nas proximidades do Rio Mogi Guaçu. O cadastramento será realizado até o dia 14 de novembro e terá acompanhamento da equipe da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec).
   O tenente da Polícia Militar e presidente da Comdec, Gildézio Cezário, comentou que a campanha abrangerá todos os moradores residentes da Zona de Autossalvamento (ZAS) localizada abaixo da Barragem do Rio Mogi Guaçu e para passar informações importantes sobre a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Mogi Guaçu operada pela AES Brasil. 
   “Ela também servirá para notificar a população ribeirinha sobre as consequências das possíveis cheias que poderão acontecer no período chuvoso no município. O objetivo é oferecer apoio logístico, prevenção aos moradores locais e ações assistenciais em caso de cheia do Rio Mogi Guaçu”, disse. 
   O cadastramento da ZAS de Mogi Guaçu faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), um documento preventivo que estabelece medidas de resposta em situações de risco nas barragens, exigido por Lei Federal Nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. 
   Em Mogi Guaçu, são cerca de 10 bairros na Zona de Autossalvamento, contendo uma população ribeirinha de aproximadamente 15 mil moradores. Quatro bairros ficam na margem direita do Rio Mogi Guaçu: Nova Mogi Guaçu (antigo Limoeiro), Vila Bertioga, Área Central e Parque Real. Já os bairros da Vila Maria, Vila Paraíso (somete margem), Vila Beatriz, Vila Júlia, Jardim Serra Dourada (início), além do Distrito de Martinho Prado Júnior (área de ranchos) se encontram na margem esquerda do Rio Mogi Guaçu. 
   “É importante ressaltar que a campanha de cadastramento será realizada porta a porta por uma equipe das AES Brasil indo até a residência ribeirinha da cidade. O principal objetivo é conhecer os moradores e coletar informações precisas sobre a população residente na ZAS, porque com esses dados nos será permitido traçar estratégias adequadas de evacuação e resgate, considerando fatores como o número de pessoas, deficiências, faixas etárias e outros detalhes importantes”, explicou.
   Cezário explicou ainda que a AES Brasil está comprometida e investindo constantemente em medidas preventivas e de preparação e o cadastramento é mais uma dessas ações, que busca aprimorar, cada vez mais, a garantia e a proteção da população. 
   “Todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). E apenas serão cadastradas as edificações localizadas na Zona de Autossalvamento da área mais próxima da barragem e que pode ser afetada mais rapidamente por eventual acidente da natureza”, falou.
   Para mais informações ou em caso de dúvidas, entrar em contato com a Defesa Civil de Mogi Guaçu pelo número (19) 3831.5760 ou com a AES Brasil pelo número (11) 3321.7750.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp