24/10/2023 às 08h30min - Atualizada em 24/10/2023 às 08h29min

Com 9 meses de trabalho, Secretário ressalta avanços nas áreas de Habitação, Indústria e Comércio

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    Novos projetos habitacionais, distritos industriais com mais qualidade e comércio mais forte são parte dos avanços elencados pela Secretaria de Habitação, Indústria e Comércio às vésperas de completar 9 meses de atividade, em 1º de novembro próximo. A pasta, criada no final do ano passado, foi assumida em fevereiro pelo vereador licenciado Guilherme de Sousa Campos, que reforça o “atendimento padronizado da equipe” como diferencial. 
   Na área habitacional, diversos projetos estão em andamento, como o pleito de 500 unidades habitacionais junto ao Governo Federal, pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, para beneficiar moradores de Mogi Guaçu inseridos na Faixa I, de menor renda. Outro pedido, para além deste, foi protocolado junto ao Governo do Estado para a construção de 100 unidades habitacionais junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
   “Estamos fazendo gestão junto aos Governos Estadual e Federal para conquistarmos novos projetos habitacionais e temos dois pedidos em andamento. Nosso cadastro habitacional acaba de ser atualizado com 11.500 famílias inscritas. E vamos continuar trabalhando para diminuirmos esse número”, comentou o secretário ao lembrar que, em agosto, foram entregues 31 casas do Residencial Professor Geraldo Ferreira Gonçalves, no Jardim Araucária. 
   Ainda nesse tema, Mogi Guaçu aguarda o término do processo licitatório, pelo Governo do Estado, para a construção de 28 unidades do Programa Vida Longa, que tem por objetivo implementar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento em república voltado a pessoas idosas (60 anos ou mais), sozinhas e independentes.  “Esse é um projeto muito esperado e estamos aguardando o término da licitação para o início das obras”, disse.
    A Secretaria de Habitação, Indústria e Comércio, instalada na Avenida dos Trabalhadores, 1.461, no Centro, realiza atendimentos diários com o objetivo de orientar e ajudar a população com processos abertos junto à CDHU e à Cohab Bandeirante. De fevereiro até agora foram atendidas 850 pessoas. “Nós atendemos o munícipe, orientamos e ajudamos no que for preciso. Por exemplo, temos atendido moradores que estão sendo chamados pela CDHU para o processo de registro das moradias e fazemos esse trabalho orientativo”, comentou o secretário.

Indústria e Comércio
   Na área industrial, os principais objetivos da pasta são o de levar melhorias para os distritos industriais existentes e ampliar o número de empresas no município. Por isso, estão em fase de implantação 32 lotes de mil metros quadrados no Pantanal, por meio de doação onerosa. “Teremos um distrito no Pantanal com empresas que atuam diurnamente por conta de ser uma área residencial, mas que poderão fortalecer nosso parque industrial”, ressaltou Guilherme.
   Segundo ele, diversas melhorias estão sendo feitas nestas localidades, como a implantação de nova infraestrutura e instalação de iluminação em LED. “Nós temos estreitado o relacionamento com os empresários que aqui já estão para levarmos essas melhorias aos distritos. E estamos fazendo gestão para que novos empresários escolham Mogi Guaçu, como o Grupo Randon e a Smalticeram, que escolheram nossa cidade recentemente para se instalarem e ampliarem seus negócios”, contou.
   Já o fortalecimento do comércio é uma das metas do secretário. O atendimento na sede da Secretaria é diário e, até o momento, já foram protocoladas 4.530 solicitações de viabilidade, sendo 1.361 aberturas realizadas pelo Sistema Empresa Fácil e 648 novos alvarás emitidos. Outros 713 foram liberados automaticamente pelo sistema. “Aqui, realizamos um atendimento diferenciado e analisamos caso a caso a fim de que o comerciante tenha êxito na abertura do seu comércio”, explicou.

Terminal dos Ingás e Banco do Povo
   Desde o dia 11 de setembro, a Secretaria de Habitação, Indústria e Comércio passou a ser a gestora do Terminal Urbano de Transporte Coletivo do Parque dos Ingás. Com isso, é responsável pela realização das obras e dos serviços necessários, destinação dos boxes e demais assuntos pertinentes ao espaço. O local já começou a receber melhorias, como novo paisagismo, zeladoria e pintura dos bancos na parada dos ônibus. Todos os 38 boxes estão ocupados e alguns estão passando por reformas, tendo, inclusive, lista de espera para a ocupação. “As melhorias no Terminal já começaram e vamos ter uma equipe lá para manutenção e segurança. Teremos uma programação especial visando o final de ano e conseguimos uma redução de 20% nos contratos, ou seja, a população poderá usufruir daquele espaço com mais segurança e qualidade”, enfatizou o secretário. 
   O Banco do Povo Paulista, por sua vez, está atendendo na sede da pasta, na antiga Estação Ferroviária, desde 1º de agosto. A unidade funcionava no Poupatempo. A mudança foi feita para facilitar o acesso de empreendedores da cidade. “O empreendedor vem na Secretaria fazer abertura de firma e já passa no Banco do Povo para buscar um crédito para o seu negócio. Tudo no mesmo local”, observou Guilherme.
   Por meio do Banco do Povo, é possível recorrer a linhas de financiamento sem burocracia e com taxas reduzidas. No novo endereço já foram realizados 234 atendimentos. “Aqui, na Secretaria de Habitação, Indústria e Comércio, a população é bem atendida e não deixamos ninguém ir embora sem a orientação necessária. A pedido do prefeito Rodrigo Falsetti, nossa Secretaria é aberta para toda a população e estamos aqui para dar o melhor atendimento e buscar investimentos e projetos para nossa cidade”, finalizou o secretário.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp