17/10/2023 às 13h49min - Atualizada em 17/10/2023 às 13h49min

​Pacientes com câncer de mama participam de ação especial no HSF

Programação vai até esta quinta-feira (19) com o objetivo de sensibilizar as mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce da doença

O Hospital São Francisco de Mogi Guaçu (HSF) promove até esta quinta-feira (19) ação de conscientização sobre a importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo da doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, a estimativa é de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

As atividades são alusivas ao “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama, e incluem a recepção das pacientes com café da manhã especial, rodas de conversa entre equipe de psicólogos do hospital e mulheres que estão em tratamento ou já se curaram da doença. Assistente social do GUPC - Grupo União de Apoio aos Portadores de Câncer -, instituição sem fins lucrativos que se dedica a atender pessoas portadoras de câncer, leva informações sobre os direitos dos pacientes oncológicos.

Voluntários da Igreja Presbiteriana doaram livros de autoajuda e de almofadas de apoio de braço para mais conforto, principalmente, das mulheres que passam por esvaziamento axilar para retirada de linfonodos.  Grupos da Mary Kay também participam com maquiagens, design de sobrancelhas, tudo para elevar a autoestima das mulheres neste momento tão delicado. Para o encerramento, estão programados a realização de bingo e o sorteio de brindes.

Oncologia no HSF
O setor de oncologia do HSF conta com atendimento ambulatorial onde, atualmente, 27 pacientes recebem tratamento  para o câncer de mama. A estrutura do hospital oferece todo o suporte aos pacientes oncológicos desde o diagnóstico até os cuidados especializados, como procedimentos cirúrgicos, biópsias, punções guiadas por ultrassom, quimioterapia e radioterapia.

Para a médica oncologista do HSF, Mariana Marcondes, falar abertamente sobre o câncer de mama ajuda a ampliar o conhecimento, esclarecer mitos e reduzir os temores associados à doença. “Outubro é o mês em que a gente levanta essa bandeira, incentivando as mulheres às medidas de prevenção e à realização de exames de rastreio, que podem levar ao diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura para o câncer” , diz a especialista.

Prevenção
De acordo com as sociedades brasileiras de Oncologia e Mastologia, o rastreamento de prevenção deve ser realizado em mulheres a partir dos 40 anos. Para aquelas com histórico de câncer de mama na família, a idade inicial é 35 anos. 
“Temos visto pacientes cada vez mais jovens com diagnóstico de câncer de mama. Cerca de 90% das mulheres com a doença chegam ao consultório depois do autoexame. A partir do toque das mamas, ao notar um nódulo, elas procuram ajuda para o diagnóstico. Por isso, conhecer o próprio corpo é fundamental, além dos exames de mamografia e ultrassonografia das mamas”, orienta a Dra Mariana. 
A médica também ressalta que a prevenção da doença está na adoção de hábitos saudáveis durante a vida: uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos. “Obesidade, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, gravidez tardia (assim como não engravidar ou não amamentar) são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. As mulheres com histórico familiar de câncer de mama precisam ser acompanhadas mais de perto pelo ginecologista”, lembra. 

Sobre o Hospital São Francisco de Mogi Guaçu
Com mais de 30 anos de história, o Hospital São Francisco teve seu início em 1986 com um grupo de médicos que partilhavam do mesmo objetivo de criar um hospital cooperativo moderno, com equipamentos inovadores e um serviço de qualidade. São mais de 7.500 pacientes atendidos no pronto atendimento e mais de 600 mil cirurgias realizadas no HSF.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp