11/10/2023 às 15h07min - Atualizada em 11/10/2023 às 15h07min

AMADURECIMENTO E PROGRESSÃO NA VIDA CRISTÃ

Texto Base: Pv. 4:18 e Is. 06:01.

Pastor Carlos Jorge O. Pacobello
   Isaías teve uma experiência maravilhosa com Deus (Is. 06:01 ao 08). Mas, ao lermos os capítulos anteriores, não encontramos um homem de lábios impuros. Pelo contrário, vemos um profeta. Vemos um homem usado por Deus, vemos um servo de Deus sendo usado por ele para falar ao povo. Então, por que Isaías tinha uma visão tão degradante de si mesmo? Certamente o próprio Senhor não o via daquela forma, porque o usava! Mas o texto de Provérbios deixa claro que somos edificados dia a dia, que crescemos espiritualmente a cada dia, que ao longo de nossa caminhada vamos amadurecendo (Pv. 4:18).
 
   Pv. 4:18: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
 
   Então, temos aqui um profeta de Deus, uma boca de Deus, tendo uma experiência nova com o Senhor. O profeta dos primeiros capítulos era uma pessoa, do capítulo 6 em diante era outra, aperfeiçoada, com um caminho que foi edificado em direção à perfeição. Todos nós precisamos sempre brilhar mais e mais. Precisamos provar mais de Deus a ponto de enxergarmos nossa miséria e entrarmos em um novo tempo em Deus.
 
   Isaías recebeu um toque purificador em seus lábios, pois foi justamente aí que ele confessou ser falho e passou a ter uma nova consciência do chamado de Deus para o serviço.
 
   NO ANO EM QUE MORREU O REI UZIAS
    A Bíblia diz que "tudo quanto foi escrito, para nosso ensino foi escrito" (Rm 15.4). Assim, o que aconteceu com Isaías não é apenas um relato histórico para deixar claro a morte de Uzias. Isaías podia apenas ter dito em que ano do reinado de Jotão, filho de Uzias, isto aconteceu, pois este começou a reinar antes de seu pai morrer, porém não se tratava apenas de um referencial no calendário, e sim de uma figura importante no ensino que receberíamos. Isaías profetizou durante o reinado de quatro reis. Uzias foi o primeiro deles, o que nos faz concluir que nesta época ele era ainda bem jovem. E na condição de jovem, provavelmente era um admirador do rei Uzias, pois ele foi um dos reis que mais deu vitórias a Israel em toda a sua história; provavelmente, como um general de guerra, sua fama tenha ficado apenas atrás de Davi. A nação respeitava e amava este homem que lhe havia devolvido a glória e o prestígio (2 Crônicas 26.6-15). Uzias foi um líder respeitado e admirado, e o jovem profeta o admirava.
 
MAS FOI SOMENTE QUANDO MORREU O REI NATURAL, CARNAL, QUE SEUS OLHOS VIRAM O REI, O SENHOR DOS EXÉRCITOS.
 
Há um princípio espiritual aqui! Somente quando morreu o rei Uzias é que os olhos de Isaías se abriram para a revelação de Deus. Ele viu o Senhor assentado num trono, o lugar de autoridade dos reis. Ele viu as orlas de seu manto real enchendo todo o templo. Mas para que pudesse ver o rei espiritual, o carnal teve que morrer. Esta é uma figura profética.
 
SE QUEREMOS VER O DEUS-REI, ENTRANDO EM NOSSAS VIDAS E NOS MOSTRANDO AS REVELAÇÕES E VISÕES, PRIMEIRO UZIAS TEM QUE MORRER EM NOSSAS VIDAS.
 
O QUE UZIAS SIMBOLIZA
 
O rei Uzias figura o comportamento de querer usar Deus como um trampolim para receber aquilo que se deseja, sem senso de compromisso, de aliança com Deus. Começou corretamente, mas depois demonstrou o que de fato estava em seu coração (2 Crônicas 26.4,5). Uzias é o retrato do sentimento que há no coração de todos os que buscam ao Senhor por interesse, apenas para alcançar o que querem. Tão logo Uzias alcançou o sucesso, Deus se tornou descartável para ele.
 
E ASSIM SÃO TANTOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS!
 
Nestes últimos anos de pastoreamento, tenho percebido o quanto isto ocorre no meio do rebanho. É só chegar a época do vestibular e a moçada se "converte". Depois que entram na universidade, se esquecem que serviam a Deus e correm atrás do pecado. Quando querem namorar e precisam da "benção de Deus" então, nem se fala! Mas depois que foram "abençoados", voltam as costas ao Senhor e vão para a cama com a "benção" que receberam. Tenho visto as pessoas chegarem à igreja porque precisavam de restauração familiar e, quando isto aconteceu, não havia mais nem sombra delas! Outros necessitavam de restauração financeira, outros de cura, e assim por diante... E quando recebiam o que queriam, Deus já não era mais tão importante. Isto acontece porque o ser humano é egoísta por natureza. Sua carne o leva a pensar somente em si mesmo. É preciso confrontar o coração com a verdade da Palavra e se quebrantar diante de Deus.
 
UZIAS TEM QUE MORRER SE QUEREMOS VER A GLÓRIA DO SENHOR E ENTRAR NUMA DIMENSÃO MAIS PROFUNDA DE INTIMIDADE COM ELE.
 
Somente quando Uzias morre (e falo sobre deixar esta atitude que ele teve) é que veremos o Rei, o Senhor dos Exércitos. Esta nossa atitude descompromissada e interesseira no que diz respeito aos milagres nos tem impedido de provar uma visitação maior da parte do Senhor.
 
**É TEMPO DE NOS ARREPENDERMOS DIANTE DE DEUS E ASSUMIRM

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp