Carlos Jorge O. Pacobello Os fariseus, chefes religiosos da época, tentavam encontrar algo para difamar Jesus, e neste jantar, parecem ter encontrado pois Jesus estava jantando com publicanos e pecadores.
A pecha de “publicanos e pecadores” denota que os hebreus da época criaram suas próprias “castas” de homens bons e ruins, piedosos e cruéis, santos e pecadores, mas Jesus vem para acabar com estas diferenças, porém, fica uma questão:
AFINAL, JESUS VEIO PARA QUEM? Brennan Manning escritor do “Evangelho Maltrapilho” diz:
Ele veio é para os sobrecarregados que vivem ainda mudando o peso da mala pesada de uma mão para a outra. Ele veio para os vacilantes e de joelhos fracos, que sabem que não se bastam de forma alguma e são orgulhosos demais para aceitar a esmola da graça admirável. Ele veio para os discípulos inconsistentes e instáveis cuja azeitona vive caindo para fora da empada. Ele veio para homens e mulheres pobres, fracos e pecaminosos com falhas hereditárias e talentos limitados. Ele veio para os vasos de barro que arrastam pés de argila. Ele veio para os recurvados e contundidos que sentem que sua vida é um grave desapontamento para Deus. Ele veio para gente inteligente que sabe que é estúpida, e para discípulos honestos que admitem que são canalhas. OU SEJA, ELE VEIO PARA MIM MESMO E PARA QUEM QUER QUE TENHA FICADO CANSADO E DESENCORAJADO AO LONGO DO CAMINHO. Embora Cristo tenha sido vitorioso, a batalha contra a cobiça e o orgulho ainda ecoam dentro de nós!
Na condição de pecadores redimidos, podemos reconhecer com qual frequência somos insensíveis, irritáveis, exasperados e rancorosos com os que nos são mais próximos.
AO PARTICIPARMOS DA COMUNHÃO DA CEIA DO SENHOR, PODEMOS RECONHECER NOSSA MISÉRIA, IMPOTÊNCIA E CARÊNCIA, DIANTE DE UM DEUS IMORTAL E QUE DERRAMOU EM NÓS O MAIOR AMOR DO UNIVERSO! E foi exatamente este o sentimento de Mateus ao aceitar o convite de Jesus.
SEGUE-ME!! Vs. 09- Segue-me! E ele se levantou e o seguiu!
“Akulutheo” em grego, com o significado de:
Venha atrás de mim! Era a expressão usada por mestres para seus discípulos!
Mateus tinha uma rentável profissão e uma posição importante para os poderosos, mas era odiado pelo povo.
Era rico para os hebreus e impuro para os romanos!
Era um corrupto próspero para os hebreus e um serviçal nojento para os romanos!
Era um homem desprezado pelos dois grupos sociais que existiam na sua sociedade...
MAS JESUS O CHAMA PARA SER SEU DISCÍPULO! MAS JESUS CHAMA EXATAMENTE ESTE HOMEM DESPREZADO, E LHE FAZ UM CONVITE DE HONRA! JESUS TAMBÉM OLHOU PARA CADA UM DE NÓS, DESPREZADOS, IMPROVÁVEIS, PECADORES, MATRAPILHOS FÍSICOS, ESPIRITUAIS E ALGUNS ATÉ MORAIS, NOS FAZENDO UM CONVITE DE HONRA: SEGUE-ME!!! A RECIPROCIDADE DA HONRA: Ao identificar-se com o convite, ao entender que ele, Mateus, poderia ter uma chance de ser reconhecido e sair do limbo que a sociedade o colocou, ele, retribuindo o convite chama Jesus para jantar com ele.
Jantar na casa de alguém, na época era só para quem merecesse muita honra, por isso os jantares eram chamados de COMUNHÃO NA MESA, ou seja, um lugar para pessoas muito íntimas e muito amigas se juntarem para desfrutar da vida e da amizade!
Foi isso que Mateus fez ao chamar Jesus para sua casa, ele queria mostrar para o próprio Jesus, o único que o tratou com honra, que ele também poderia honrar a Jesus dando-lhe um banquete de amizade e reconhecimento.
QUANTAS VEZES CONVIDAMOS JESUS PARA A COMUNHÃO NA MESA ESTA SEMANA? QUANTAS VEZES HONRAMOS AQUELE QUE NOS SALVOU EM NOSSA CASA? QUANTAS VEZES FALAMOS COM DEUS ESTA SEMANA? Jesus não pede retribuição pelo que fez na cruz, mas nós devemos retribuir com nossa devoção, com nosso relacionamento, com nossa vida diante do Senhor!
PECADORES SE IDENTIFICAM COM PECADORES Vs. 10 – Muitos publicanos e pecadores vieram cear com Ele.
Quando Lucas conta o mesmo texto ele diz que Mateus convidou muitos publicanos e pecadores para este jantar.
Eram seus amigos, eram desprezados como ele, eram considerados pecadores, e quando Mateus recebeu a honra do convite de Jesus, ele não pensou duas vezes em colocar seus amigos na frente de Jesus para também dar a eles a possibilidade de salvação, como Ele havia sido salvo!!!!
EMPATIA COM AS PESSOAS! AMAR AS PESSOAS AO PONTO DO CRISTO MANIFESTADO EM VOCÊ, TAMBÉM SE MANIFESTAR NA VIDA DE QUEM VOCÊ AMA! Isso é evangelização pura!
Isso é amor de Deus completo!
Só um discípulo do Mestre Jesus entende esta verdade e esta necessidade das pessoas que amamos, ao levar o evangelho para elas.!
O JANTAR ERA A PROVA QUE TODOS PRECISAVAM PARA ENTENDER QUE JESUS VEIO PARA TODOS, TODOS OS QUE SE RECONHECEM PECADORES, TODOS OS QUE APESAR DO BOM CONFORTO QUE A VIDA DÁ(MATEUS) ELES RECONEHCEM-SE PECADORES E QUE PRECISAM DE DEUS! Viver pela graça significa reconhecer toda nossa história, o lado bom e o ruim e admitir o nosso lado escuro pois aprendendo quem sou e o que a graça de Deus significa consigo ter comunhão e intimidade com Deus!
Como Thomas Merton ensinou
“Um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus”.
CONCLUSÃO: Procure viver o evangelho puro, simples e verdadeiro, em todos os sentidos!
Entenda quem você é, efetivamente!
Não somos bons! Só temos experimentado a bondade de Deus!
Não somos santos! Só estamos buscando a santificação todos os dias!
SOMOS OS MISERÁVEIS QUE FORAM ENCONTRADOS POR JESUS E ELE DISSE: SEGUE-ME! E O SEGUIMOS, E O TROUXEMOS PARA DENTRO DE NOSSA CASA E QUEREMOS QUE ELE FALE AO MÁXIMO DE PESSOAS AO NOSSO REDOR, PARA LEVAR AS BOAS NOVAS: TODO PECADOR, INCLUSIVE EU, O PIOR DELES, MERECE A GRAÇA SALVADORA DE CRISTO EM SUA VIDA, BASTA RECONHECER E SE ENTREGAR! João 1:16,17: E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Romanos 1:17: Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Quando o seguimos, ele nos dá um presente maravilhoso, o Espírito Santo, que tem o fruto para nos amadurecer, que tem os dons para nos capacitar, que tem o amor para nos guiar, que é o próprio Deus dentro de nós!
Jo. 14: 17. O MAIOR AMOR DO UNIVERSO, FOI OFERECIDO A NÓS E ESTÁ DENTRO DE NÓS!!