A Itália é um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros. Dentre as regiões mais visitadas, aparece a Emília-Romagna, como aponta levantamento feito pela ENIT - Agência Nacional de Turismo da Itália.
O local reúne não apenas atrações gastronômicas e artísticas, mas fica cada vez mais conhecida pelo automobilismo. Por conta desse e outros motivos, a ENIT Brasil em parceria com a companhia aérea Alitalia, tem trabalhado para promover o que há de melhor na região e atrair cada vez mais turistas.
No final de novembro, a agência levou para a região de Emília-Romagna oito operadores de turismo de diferentes estados brasileiros para que os profissionais pudessem conhecer de fato as atrações do destino. O education tour foi organizado em conjunto com companhias de turismo da região: If Imola Faenza Tourism Company, Bologna Welcome e Destination is Bologna. O transporte aéreo foi oferecido pela tradicional companhia aérea Alitalia, esta oferece diferentes rotas e alternativas de conforto para quem deseja visitar a Itália.
“A Itália é um país que investe muito na manutenção do turismo e de sua cultura no mundo. Nosso trabalho consiste em estimular e aumentar a cada ano o número de visitantes através de divulgações na mídia e de ações como estas”, explica Mirella Morici, representante da ENIT Brasil.
Conhecendo Emília-Romagna
Na cidade de Ímola, os operadores brasileiros puderam visitar, além do centro histórico, o Autódromo Enzo e Dino Ferrari (onde assinaram e penduraram uma bandeira com as cores do Brasil na curva Tamburello), o Fico (maior parque gastronômico do mundo) e o Museu Maicc (Multimídia do Autódromo de Imola- Checco Costa), onde acontece a exposição “Ayrton Mágico, a alma além dos limites”, também puderam conhecer o mural em homenagem ao piloto brasileiro pintado recentemente por Eduardo Kobra.
O piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna faleceu em 1º de maio de 1994 no GP de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari na Itália.
Já na cidade de Faenza, os convidados puderam conhecer a Scuderia Toro Rosso em todas as fases do processo de criação do automóvel, o MIC (Museu Internacional de Cerâmica), ver uma mostra dedicada ao pintor Pablo Picasso, em cartaz até o final de dezembro e passear pelo centro da cidade.
O tour de Emília-Romagna
O educational tour também passou por destinos como Castel San Pietro, Dozza, Bologna e Maranello, onde fica o Museu da Ferrari. Esta é uma das diferentes ações que a Enit Brasil tem feito para promover a região. Em maio, por exemplo, jornalistas foram convidados a participar do Motor Valley Fest, em Modena.
“Entre as ações de promoção do território, os “educational tours” desempenham um papel cada vez mais central, pois dão aos operadores a oportunidade de ver e tocar em um território autêntico, hospitaleiro e atrativo, além de nos credenciar como um verdadeiro destino turístico", afirma o diretor de If Imola Faenza - Erik Lanzoni - O foco no Motor Valley, uma marca conhecida no exterior, nos permite promover também nossas outras excelências. Essa é a estratégia que está nos dando resultados importantes em termos de consolidação de chegadas e presenças, em sinergia com o “Destinazione Turistica Bologna Metropolitana” e com a Agência de Promoção da Região Emilia-Romagna, porque é importante divulgar todo o sistema turístico que temos ao redor. Ficamos felizes que a Enit Brasil tenha escolhido a nossa região como destino, vislumbrando o potencial de uma realidade que a nível internacional ainda pode crescer tanto graças aos seus produtos turísticos de ponta: enogastronomia, motor valley, vilas e cidades artísticas ".
Participaram deste fantrip: AIT (Air International Tours Ltda), Belvitur Turismo, BWT Operadora de Turismo, Fabrica de Viagem, Flytour Belém e SLZ, MGM Operadora, Raidho Viagens e Soul Traveler Turismo RJ.