15/09/2023 às 09h44min - Atualizada em 15/09/2023 às 09h42min

Vereadores aprovam projeto de lei que institui a 'Semana do Cerrado' para promover conscientização sobre o bioma local

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    O Projeto de Lei 216/2023, de autoria do vereador Raphael de Godoy Locatelli, pretende incentivar a comunidade local a conhecer e valorizar o cerrado, especialmente o fragmento presente na Fazenda Campininha, localizada no distrito de Martinho Prado Júnior, às margens do rio Mogi Guaçu. Esta fazenda pública estadual é um verdadeiro tesouro natural, sendo a quarta área protegida mais antiga do Estado de São Paulo, com 81 anos de preservação, conforme o Decreto Estadual nº 12.500 de 07 de janeiro de 1942.
   A Fazenda Campininha abriga um dos últimos remanescentes do cerrado no Estado, com uma diversidade de fitofisionomias que se estendem por 4.501,16 hectares de área. Além disso, a fazenda é classificada em duas Unidades de Conservação de Proteção Integral e uma Área Protegida. A Estação Ecológica e a Reserva Biológica de Mogi Guaçu englobam 1.450,75 hectares de área de Proteção Integral, destinados à preservação, pesquisa e atividades de educação ambiental. Essas áreas foram criadas com o objetivo de proteger as valiosas florestas de cerrado e Mata Atlântica, bem como os ecossistemas associados e o sistema meândrico do rio Mogi Guaçu presente no local.
   O vereador Locatelli ressaltou a relevância do projeto: "Aqui na nossa cidade, temos a honra de possuir um dos últimos fragmentos do cerrado no estado de São Paulo, localizado na Fazenda Campininha. Este projeto tem um caráter educacional e visa despertar a consciência da comunidade sobre a importância desse bioma único e das medidas necessárias para sua preservação."
   A "Semana do Cerrado" proposta pelo Projeto de Lei incluirá uma série de atividades, como visitas guiadas à Fazenda Campininha, eventos que discutirão a relevância do cerrado e possíveis ações de conservação, bem como atividades culturais que celebrarão as diversas formas de expressão artística relacionadas ao cerrado.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp