06/09/2023 às 10h54min - Atualizada em 06/09/2023 às 10h54min

Campanha Setembro Amarelo Salva Vidas! Projeto de Lei 5456/2021 de autoria do vereador Dr Fernandinho já esta em vigor

Em 2023, o lema da campanha Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”

A lei nº 5456/2021, proposta pelo vereador Dr. Fernandinho Marcondes, que estabelece a "Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio"

    O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
    É a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.
    Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
   Em Mogi Guaçu já esta em vigor a lei nº 5456/2021 de autoria do vereador Dr. Fernandinho Marcondes que Institui a "Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio"
    O projeto tem intuito de informar a população sobre esse assunto tão importante. Durante o mês de setembro é desejável que os espaços públicos do município, utilizem a fita de cor amarela, um símbolo mundial que representa o setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio. Podendo também demais empresas privadas e instituições públicas municipais adotar iluminação e decorações em sua sede, monumentos e logradouros públicos na cor amarela, durante o mês de setembro (mês de prevenção ao suicídio), em especial os de relevante importância e grande fluxo de pessoas.
   Também é desejável o desenvolvimento de projetos, elaboração de materiais de divulgação, criação de cursos e palestras bem como eventos diversos que visem demonstrar o tratamento e acompanhamento psicológico e social.
    Se você esta passando por momento difícil Ligue 188, você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp