04/09/2023 às 11h08min - Atualizada em 04/09/2023 às 11h07min

Mesa redonda promove conscientização e discussão sobre Esclerose Múltipla

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br

    No último dia 30 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e em atenção ao Projeto de Lei nº 113/2023, que instituiu no município a campanha Agosto Laranja, o autor da propositura vereador Raphael de Godoy Locatelli promoveu uma mesa redonda para discutir sobre a doença.
   O encontro aconteceu na sala de sessões Ulysses Guimarães, nas dependências da Câmara Municipal de Mogi Guaçu. O neurocirurgião José Eduardo Lopes, presidente da Associação de Apoio às Pessoas com Lesão Medular (Polem) de Mogi Guaçu, fez uma apresentação aos presentes trazendo informações clínicas sobre a esclerose múltipla.
   Para o médico é necessário se atentar para toda questão psicossocial que uma pessoa diagnosticada com a doença precisa enfrentar. “O objetivo do tratamento tem que ser cuidar da pessoa, e não somente tratar da doença”, enfatizou.
   O vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel também esteve presente no encontro e garantiu que a administração do prefeito, Rodrigo Falsetti, trata a questão da saúde da população de forma séria. “A administração municipal está aberta a essa discussão (sobre tratamentos para esclerose múltipla), a rede está a disposição para atender a comunidade”, pontuou.
   Atualmente no Brasil 40 mil pessoas vivem com essa doença segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). O vereador Locatelli salientou que mesmo que a doença não tenha uma incidência alta na população, é necessário abrir espaços para discussões.
   “Abrir esses diálogos e espaços para a discussão são de muita relevância para podermos pensar em políticas públicas voltadas para as pessoas que sofrem com a esclerose múltipla”, destaca Locatelli.
   A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.
   Estiveram presentes também no evento a secretária de Assistência Social, Leila Ramos, o secretário adjunto da Educação, Clayton Dal'Ava, os vereadores Lili Chiarelli e Paulo Henrique Pereira, duas mulheres portadoras de EM, além da professora e alunas do curso de enfermagem da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp