11/08/2023 às 15h23min - Atualizada em 11/08/2023 às 15h22min

Agosto Lilás: Espaço Guardiã promove campanha de conscientização em escolas e outras instituições do município

Mikhael - portaltribunadoguacu.com.br
    Neste mês de agosto, por meio do Espaço Guardiã da Mulher da Guarda Civil Municipal, iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Mogi Guaçu coloca em prática a campanha Agosto Lilás, movimento de conscientização do combate à violência contra a mulher. Ao longo do mês, serão promovidas palestras e orientações em escolas da rede pública de ensino, comunidades religiosas e de saúde do município. A ação nas escolas acontece em parceria com as Secretarias de Segurança e da Educação.   
   As palestras serão ministradas pelas GCMs Isabel, Sueli e Camila. Semanalmente, nas escolas será desenvolvido um trabalho com o objetivo de intensificar o esclarecimento sobre a violência doméstica para que os adolescentes se conscientizem sobre o assunto e repassem as informações para dentro de casa. Também será feito um trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com as mulheres assistidas pelo Espaço Guardiã para novas orientações sobre o trabalho que é ofertado pela Segurança. 
   “O trabalho que realizamos é educativo levando as entidades e comunidades que nos recebem uma reflexão sobre este assunto, que é um dos principais reflexos de desigualdade. Nosso trabalho se pauta em explicar os tipos de violência sofridas pelas mulheres, para que a vítima que esteja sofrendo possa denunciar. O nosso trabalho tem trazido segurança e tem dado forças para aquelas mulheres que ainda não conseguiram denunciar dar o primeiro passo para sua liberdade”, explicou o secretário da Pasta, Paulo Henrique da Silva Gomes. 
   Vale ressaltar que, neste mês, nos dias 24 e 25, a Segurança participará do IV Seminário sobre Violência Doméstica - Encontro Nacional de Patrulhas Maria da Penha e similares, realizado em São Paulo. “Vai ser um momento de troca de ideias, experiência, para podermos somar um ao outro. Evoluímos muito com o do ano passado (seminário), inclusive, a conclusão para o início deste trabalho que estamos fazendo veio com a participação no Seminário”, reforçou Paulo Gomes. 
   A campanha nacional do Agosto Lilás acontece no mês de agosto em comemoração à Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, e que completa 17 anos em 2023.  

Espaço Guardiã
   Inaugurado no dia 16 de janeiro, na Avenida 9 de Abril, nº 917, mesmo prédio que abriga a Secretaria Municipal de Segurança, o Espaço Guardiã é dedicado exclusivamente ao acolhimento às mulheres e ao processamento de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, atendendo à Lei Municipal nº 5.486 de 2021, indicada pela vereadora Judite de Oliveira e de autoria do prefeito Rodrigo Falsetti.
   O projeto é pioneiro na cidade e oferece atendimento especializado, humanizado e sigiloso promovido por guardas civis mulheres com o objetivo de acolher e monitorar mulheres vítimas de violência doméstica e que possuam medidas protetivas, além de garantir o cumprimento dessas medidas evitando a reincidência das agressões. O Espaço Guardiã é coordenado pelas GCMs Isabel (psicóloga) e Sueli (assistente social).
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp